Como fazer um descarte bem feito (e dar o primeiro passo para se organizar)

janeiro 14, 2017

Uma boa organização começa por um descarte bem feito. Mara Cilley, criadora do método Fly Lady, resume bem a importância do descarte ao dizer que "é impossível organizar tralha". Marie Kondo, autora do best seller A Mágica da Arrumação, também nos fala sobre a importância de manter somente os objetos que nos trazem alegria, ou seja, somente aqueles realmente importantes em nossas vidas.

Sabendo da importância dessa etapa na organização, vem a parte problemática: o que descartar? O que manter? A resposta para cada objeto é muito pessoal, mas existem algumas perguntas que eu considero essenciais quando estou fazendo o descarte e acho que elas podem te ajudar muito a decidir se um item deve ficar ou ir embora. São elas:

♥ É caro substituí-lo? É difícil substituí-lo?
♥ Eu gosto dele? Alguém em casa gosta dele?
♥ Se tem validade, está dentro do prazo?
♥ Eu prefiro ter esse material a ganhar o espaço que ele ocupa?
♥ Por motivos legais, eu preciso conservar esse material?
♥ Existe algum propósito para esse material em minha vida?
♥ Se está com defeito, vale a pena consertar?
♥ Eu preciso dele? Alguém em casa precisa dele?
♥ No ano passado, utilizei esse material?

Após responder todas as perguntas acima, se a quantidade de sim for maior do que a de não, sugiro manter o objeto. Caso contrário, sugiro mandar embora. Para facilitar a vida, eu criei uma planilha que sugere automaticamente se o item deve ser mantido ou descartado. Basta colocar o nome do material e ir preenchendo com sim ou não as perguntas feitas. Para fazer o download da planilha, é só seguir as instruções abaixo.



DOWNLOAD GRATUITO

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha(.xlsx)

Você também vai gostar de ler:

2 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face