FLYLADY: 5 passos para você progredir ainda mais no melhor método de organização da casa

abril 12, 2016

www.flylady.net

Eu utilizo o método Fly Lady desde 2011 e para mim é o melhor método de organização doméstica que existe. Isso porque ele é baseado no progresso e não na perfeição. Dia após dia você vai evoluindo no básico e adicionando mais hábitos de organização à sua rotina.

Se você nunca ouviu falar nesse sistema, leia esse outro post onde explico o que é FlY Lady e indico 10 passos principais para iniciar.


Hoje irei falar sobre outros 5 passos do método FLY que vão te ajudar ainda mais na rotina doméstica. Vamos lá?


1- Você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos

Existem tarefas que a gente vive adiando por não dispor do tempo necessário para começar e terminar. Essa dica da FLYLady é para permitir que a gente pare a tarefa quando o timer apitar.

A ideia aqui é escolher algo que precisamos fazer, estabelecer 15 minutos e focar nessa tarefa até que o timer apite. De 15 em 15 minutos, a tarefa ficará completa.

2- Adicionar mais hábitos à sua rotina

Todo mês a FlY Lady sugere um hábito para ser incluído na rotina diária. Se você entende inglês, acesse o site oficial e se inscreva para receber os e-mails e saber qual o hábito do mês. Se você tem alguma dificuldade, pode acessar o blog do Grupo Oficial da FlyLady no Brasil.

3- Implementar as Missões do dia

Depois que você terminar de se livrar da tralha (15 minutos por dia, lembra?), é hora de iniciar as missões do dia. Para isso você irá considerar sua casa dividida em zonas, conforme abaixo:

Zona 1: Varanda, entrada e sala de jantar/ copa – 1ª semana
Zona 2: Cozinha / área de serviço / quintal – 2ª semana
Zona 3: Banheiro principal / segundo quarto – 3ª semana
Zona 4: Quarto principal / banheiro da suíte / closet – 4ª semana
Zona 5: Sala de Estar – 5ª semana

Tá, e agora? Bom, agora você só precisa cumprir as missões que são sugeridas pela Fly Lady.

Se você entende inglês, acesse o site oficial e se inscreva para receber os e-mails e saber quais as missões da semana. Se você tem alguma dificuldade, pode acessar o blog do Grupo Oficial da FlyLady no Brasil.

As missões se repetem de tempos em tempos, então se você já passou por todas elas, pode fazer uma lista de missões e escolher de acordo com a necessidade de sua casa ou então anotar cada missão em um pedaço de papel, colocar em um saquinho para cada zona e sortear o que irá ser feito.

4- Criar o plano detalhado de limpeza

Além das missões, você precisa ter um plano detalhado de limpeza de cada zona de sua casa. Anote tudo o que você precisa fazer em cada cômodo. Esse plano irá te ajudar a criar a sua rotina semanal, que é o próximo passo.

5- Seguir uma rotina semanal

A Fly Lady sugere que além de seguir uma rotina diária, sigamos também uma rotina semanal. Para criar a sua, utilize o plano detalhado de limpeza que criou e adicione as demais tarefas que precisa cumprir em cada um dos dias. A sugestão de planejamento semanal da Fly Lady é:

Segunda: Abençoar a casa
Terça: Dia livre
Quarta: Dia da anti-proscratinação
Quinta: Dia de andar, pagar contas e fazer compras
Sexta: Noite de encontro
Sábado: Dia de divertir-se com a família
Domingo: Renovação espiritual

Se você quiser se inspirar em modelos de planejamento semanal, tem um bacana aqui e outro aqui.


Você também vai gostar de ler:

0 comentário(s) - Comente aqui!

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face