Como arrumar a mala de viagem

janeiro 08, 2016


Ei, gente! Hoje à noite estou indo viajar (oba!!) e quero compartilhar com vocês como eu arrumeir a minha mala, vamos lá!

1- Criando uma checklist

A primeira coisa que eu fiz foi criar uma lista com tudo que preciso levar. Para isso, utilizei o site www.travelschecklist.com (em inglês). Nele, você insere dados como quem vai viajar (homem, mulher, criança), possível clima do destino, tipo de atividades programadas, etc e ele monta uma lista super completa, daí é só excluir os itens que não quer, adicionar outros que não estejam lá e depois imprimir. Se você não entende inglês, pode usar a lista da OZ que não é tão completa, mas também ajuda muito (clique aqui para acessar).

Para vocês terem ideia de lista, aí vai uma resumida:
- Documentos de identificação (RG, CNH, Passaporte, Vistos...)
- Passagens
- Reserva do hotel
- Mapas e guias
- Dinheiro
- Cartões (débito/crédito)
- Carteira do convênio médico
- Guarda-chuva
- Aparelhos eletrônicos (celular/carregador, máquina fotográfica...) e fones de ouvido
- Higiene oral (escova/creme/fio dental...)
- Higiene corporal (desodorante, perfume, creme hidratante, sabonete, lenços...)
- Higiene feminina (absorventes, protetores de calcinha...)
- Cuidados com o cabelo (shampoo, condicionador, gel, pente, secador, chapinha...)
- Maquiagem (base, blush, rímel, batom, demaquilante...)
- Protetor solar
- Repelente
- Medicamentos (de uso habitual, para dor, para febre, para enjôo, band-aids...)
- Roupas de acordo com o clima do destino (*abaixo falo mais sobre a escolha das roupas)
- Sapatos (*abaixo falo mais sobre a escolha os sapatos)
- Chinelo de banho
- Chapéu
- Toalha (geralmente os hotéis e pousadas oferecem toalhas, mas estas só podem ser utilizadas dentro das dependências, então é interessante levar uma toalha para usar na piscina/praia)
- Roupa íntima
- Acessórios (relógios, bijuterias, prendedores/presilhas de cabelo, chapéus, lenços, guarda-chuva/capa de chuva...)
- Garrafinha de água, livros e lanchinhos para a viagem

2- Escolhendo as roupas

Para decidir quais os tipos de roupa e sapato colocar na mala, levei em conta o clima do destino e as atividades das quais irei participar. Para checar o clima, utilizei o www.climatempo.com.br que oferece previsão para os próximos 10 dias. A previsão é de calor, então optei por roupas de tecidos leves, porém levarei também uma muda de roupa mais quentinha para o caso de mudança de temperatura.

Para decidir a quantidade de peças, considerei a quantidade de dias que irei ficar. Eu sempre levo uma quantidade menor de roupas de baixo, pois elas serão repetidas em vários looks. Até mesmo algumas blusas podem ser repetidas, sendo necessário apenas mudar os acessórios. Eu estou indo para a praia e ficarei 6 dias e 6 noites, então criei 6 looks diurnos e 6 looks noturnos com roupas leves e despojadas. Se eu fosse para a casa de um parente que não gosta muito de sair à noite, por exemplo, possivelmente criaria uns 2 looks noturnos apenas.

DICA: Além de separar as peças, eu tirei fotos no celular de todos os looks que montei, assim não perco tempo na hora de me arrumar, pois já sei exatamente quais as peças e acessórios compõem cada look. Se você tiver mais paciência que eu, pode tirar fotos de você vestindo as peças, tipo look do dia, sabe?

Um dos meus looks para o dia

Para essa viagem de 6 dias e 6 noites na praia, vou levar 4 biquinis, 1 saída de praia, 1 canga, 1 chinelo, 1 rasteirinha, 1 sandália de saltinho, 1 pijama, 1 camisola, 1 calça e 1 casaco de algodão mais quentinhos (este último vai na mão), 8 blusas, 3 shorts, 1 saia, 3 vestidos e acessórios (chapéu, viseira, bijuterias) que vão me ajudar a repetir algumas peças. 

Decidindo quando arrumar as malas

Eu costumo arrumar minhas malas 2 dias antes da viagem. É tempo suficiente para organizar tudo e dá tempo de lembrar de algo que possa ter esquecido e colocar antes da viagem.

Arrumando a mala

Véspera da viagem, checklist em mãos, looks montados, é hora de fazer as malas. Fui dando ok nos itens da lista a medida que fui colocando na mala. Assim caso tivesse algo que eu só pudesse colocar depois, ficaria fácil lembrar. Deixei a lista perto da mala e vou conferi se a lista está toda ok antes de sair.

Não esquecendo que a ordem das roupas na mala é sempre primeiro as peças que amassam menos, segundo as peças que amassam mais, arrumei a minha mala assim:

Primeiro coloquei a canga esticada no fundo, depois coloquei o chapéu dentro da viseira de cabeça para baixo. Dentro do chapéu coloquei os biquinis. Em um dos cantos coloquei a necessaire com produtos de cabelo e no bolso lateral da mala coloquei a necessaire com produtos de higiene.

DICA: Sobre os produtos de cabelo e higiene, estou levando alguns em formato miniatura e os outros coloquei em embalagens de viagem. Não vale a pena levar produtos em embalagens originais quando estas forem grandes pois ocupam muito espaço na mala. Para identificar os produtos nos potinhos, coloquei etiquetas (feitas em uma rotuladora, que torna o processo bem mais prático). Ah! Também lacrei as tampas com fita adesiva para não derramarem (e estou levando a fita na mala para lacrar na volta). Meus produtos estão indo em uma necessaire de plástico, mas caso seus produtos forem soltos na mala, além de lacrar as tampas, coloque-os em saquinhos plásticos.


Produtos em embalagens econômicas ou próprias para viagem
Em outro canto da mala coloquei um organizador com meus acessórios de cabelo e bijuterias.

DICA: Para levar acessórios, gosto daqueles organizadores com várias divisórias transparentes que são pendurados em cabide. Com eles dá pra separar tudo bonitinho, enrolar o organizador para colocar na mala e chegando ao destino, é só desenrolar, pendurar no cabide (de plástico - mais leve e fino)  que estou levando, e está tudo lá super fácil de visualizar. 

Bolso 1 brincos, bolso 2 pulseiras, bolso 3 colares, bolso 4 cabelo

Em seguida distribui os shorts e saias dobrados em rolinhos frouxos. As blusas que não amassam muito foram dobradas normalmente, enroladas em rolinhos frouxos e distribuídas na mala. A que amassa mais foi dobrada menos e colocadas por cima.



Por último coloquei os vestidos o mais esticados e o menos dobrados possível.




A roupa íntima coloquei em saquinhos de pano, os pijamas e camisolas dobrei em rolinhos. Esses itens foram colocados nos cantos em local de fácil acesso, assim será fácil pegá-los quando chegar ao destino sem ter que desfazer toda a mala.


DICA EXTRA: Caso você vá levar calças jeans, coloque-as no fundo com as pernas para fora da mala, depois de colocar todas as roupas, dobre as pernas por cima.

Nos bolsos menores da mala, além do cabide para pendurar o organizador, estou levando mais uns três para pendurar no banheiro as roupas que chegarem amassadas. O vapor ajuda a desamassar. Para trazer de volta a roupa suja, estou levando sacos de TNT e para os biquinis, saquinhos de plastico tipo zip para o caso de ter que trazê-los úmidos.


Saquinhos de TNT e de plástico tipo zip

Os sapatos vão em saquinhos de TNT próprios. Muitas pessoas os colocam nos cantos da mala, mas eu prefiro sempre que possível levá-los em uma bolsa separada para evitar amassar as roupas (principalmente se a mala for menor).

Dinheiro, cartões, documentos, equipamentos eletrônicos (celular e camera), carregadores, fone de ouvido, necessaire com remédios, maquiagem, escova/creme dental, guarda-chuva, óculos de sol e leitura, livros, lanchinhos e água mineral estão indo na bolsa de mão.

Você também vai gostar de ler:

1 comentário(s) - Comente aqui!

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face