Organize melhor a sua vida desconectando-se de vez em quando

abril 20, 2015

Imagem: FreeDigitalPhotos.net

Não se pode negar a imensa contribuição que a internet trouxe à vida das pessoas. Atualmente, não é possível imaginar um mundo desconectado. Acontece que como dizia minha avó, tudo que é demais, sobra. São tantos perfis a acompanhar, tantas linhas do tempo a alimentar, tantas notificações a checar. Facebook, Whatsapp, Twitter, Instagram, Linked in, e-mail...! Somos solicitados o todo tempo, cobram-nos respostas quase instantâneas e nós também exigimos isso das pessoas com as quais convivemos. Estamos ligados dia e noite, nunca estamos sozinhos, nos sentimos ansiosos e até depressivos por não conseguirmos acompanhar os eventos na mesma velocidade que acontecem e, muitas vezes, por não atendermos às expectativas dos outros. Como disse minha grande amiga Sara, um risquinho azul não respondido pode manchar relações.

Eu sei que é difícil e até desnecessário separar o mundo em real e virtual, já que a internet não é um mundo paralelo ou pelo menos não deveria ser. Alex Castro, escritor contemporâneo do qual sou fã, disse recentemente que "no futuro (...) vão rir de nós por termos passado algumas décadas nos referindo à "internet" como se fosse um lugar separado da realidade". Ou seja, a solução não é viver offline, mas creio que não deveríamos deixar a grande rede nos consumir completamente. Ás vezes, é preciso se desconectar para manter o foco em outras atividades. A leitura de um livro, o estudo de alguma matéria da escola ou faculdade, o bate papo com amigos na mesa de um bar, o cinema com o amor, o passeio no parque com as crianças e, claro, a organização da sua vida, são atividades tão necessárias quanto checar as notificações no seu smartphone. Além disso, em certos momentos do dia, precisamos desconectar apenas para ficarmos sozinhos e resgatar nossas ideias perdidas em meio a tanta informação recebida. Comunicação em demasia causa a sensação de que há centenas de pessoas gritando ao mesmo tempo dentro de nossas cabeças, o que nos deixa confusos, ansiosos, irritados e até agressivos. Silenciar é necessário de vez em quando para reestabelecer a paz interior.

Eu percebi que estava deixando as redes sociais tirarem completamente a minha concentração nas tarefas diárias. Sempre respondia mensagens quase instantaneamente e checava redes sociais várias vezes ao dia. Não queria perder nada. Isso me deixava irritada, ansiosa e fazia com que as tarefas levassem mais do que o dobro de tempo programado para serem concluídas. Por isso, resolvi desabilitar as notificações do Whatsapp, Facebook e e-mail. Assim, eu só os acesso nos horários determinados por mim ou quando sobra tempo livre.

Daí vem a pergunta: mas e se for algo urgente? Eu penso que se algo for realmente urgente, a pessoa vai me telefonar e não mandar um Whatsapp ou e-mail, certo? Mesmo assim, eu avisei às pessoas íntimas que estavam acostumadas a receber respostas rápidas que caso precisassem falar comigo com urgência, entrassem em contato via telefone. Além disso, eu não passo dias sem verificar as notificações, apenas faço isso em determinados horários do dia para consegui manter o foco no período em que preciso me concentrar no trabalho ou nos estudos. Então, as outras pessoas que caso venham me contatar terão que esperar no máximo um dia para obterem resposta. Tempo bem razoável.

Não, não é fácil, porém tem sido recompensador! Estou muito menos ansiosa e muito mais focada, o que tem gerado o aumento da minha produtividade, tanto no trabalho quanto na faculdade, bem como a melhora da minha qualidade de vida. Por isso, eu sugiro que você preste atenção ao modo como está lidando com a internet, principalmente com as redes sociais, e como isso está influenciando sua vida. Entenda que não é possível se organizar se não houver foco nas tarefas que você se propõe a executar. O auto controle na internet é extremamente importante para manter uma vida equilibrada e consequentemente mais organizada e feliz.

Você também vai gostar de ler:

2 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Olá Helida!

    Acho que da sim para sair um pouco das redes, eu acho o mais difícil é para quem já trabalha no computador (como eu), é praticamente impossível de não checar o fb ou twitter hahaha, há um método para ajudar no foco em atividades, chama-se pomodoro conhece? Muito bom para quem não consegue se concentrar! Também tem o Pocket, que pode ser usado para salvar páginas para lermos depois, muito útil se vc nao tem tempo de ver imediatamente.

    Muito legal o post!

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Conheço a técnica Pomodo sim. Muito legal, né? Bjs.

      Excluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face