Como se tornar uma pessoa organizada

março 29, 2015

Imagem:FreeDigitalPhotos.net
Antigamente as tarefas do trabalho não se confundiam com as de casa. Trabalho e estudo também não andavam tão juntos. Donas de casa eram apenas donas de casa, estudantes eram apenas estudantes e funcionários tinham horário de trabalho bem definido. Nos dias atuais não há mais papéis exclusivos, tampouco o trabalho termina sempre às 18 horas. Quem nunca ouviu falar de home office, o escritório que agora também faz parte da casa? As pessoas de hoje são multifuncionais: trabalham, estudam, cuidam dos filhos, dos animais de estimação, dos afazeres domésticos. O tempo ficou curto para fazer tudo que queremos ou precisamos. Nesse contexto, não há dúvidas da importância da organização pessoal para gerir o tempo e otimizar a realização de tarefas através de técnicas e ferramentas. Porém, o que fazer para adquirir essas habilidades?

Se pararmos para pensar, chegaremos à conclusão que muitas das nossas ações diárias são na verdade hábitos. Imagine duas situações: tomar banho e escovar os dentes após as refeições. Agora pense: para praticar essas ações você precisa refletir sobre elas? Além de não refletir sobre como fazê-las, você também não as deixa de fazer todos os dias, certo? Eu espero que não! E as pessoas que convivem com você também. Pois bem, assim como tomar banho diariamente é um hábito, organização também é. E assim como todo hábito pode ser adquirido por qualquer pessoa que se disponha a incluí-lo em sua rotina.

Eu não nasci organizada, palavra! Pergunte a minha amiga Cibelle que quase foi soterrada por uma montanha de roupas ao abrir meu guarda-roupa quando eu era adolescente. Eu era bastante desleixada, mas com o passar do tempo percebi que manter minhas coisas em ordem trazia muitos benefícios: eu não precisava mais perder horas vasculhando o guarda-roupa à procura de determinada roupa, por exemplo. Assim, iniciei minhas pesquisas sobre organização e através de muita leitura e força de vontade, fui desenvolvendo novos hábitos, que hoje já estão estabelecidos na minha rotina.

Se você está aqui quer dizer que o primeiro passo em direção a uma vida mais organizada já foi dado. Então, navegue pelos artigos para conhecer ótimas técnicas de organização e fazer download de planilhas e formulários que te ajudarão muito nesse processo. E o mais importante: não desista! É necessário uma boa dose de persistência até que um hábito seja estabelecido. Mas depois que isso acontecer, organizar sua casa, seu trabalho e seu tempo será tão intuitivo e rotineiro quanto escovar os dentes. Acredite!

Abaixo deixo o link de alguns artigos muito interessantes para quem está começando a se organizar. Não deixe também de dar uma olhada no nosso arquivo com todos os artigos publicados até agora. Se está à procura um assunto específico, use a caixinha de busca no topo da página. Espero que aproveite a visita e volte sempre que precisar!


Caso queira falar comigo, envie um e-mail ou deixe um comentário aqui no blog.

Você também vai gostar de ler:

5 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Carolina Rodrigues30 de março de 2015 11:43

    Eu me inscrevi na newsletter e só recebo o início do texto, não vem completo como está no site, por que? No caso de post, veio apenas o primeiro parágrafo, já tinha notado em outros posts, como foi minha inscrição foi recente, achei que fosse algum problema na configuração do meu e-mail.

    Se for para ter um parágrafo e depois ter que terminar o texto no site, fica difícil pra mim. Espero que possa considerar. Em outras newsletter que recebo o conteúdo vem integral. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Obrigada por avisar. Houve um erro na configuração da newsletter. Já estou tomando providências para resolver esse problema. Farei o máximo para que no próximo post já esteja recebendo a postagem integral. =o)

      Excluir
  2. Oi Hélida, sou atualmente uma ex-muitobagunceira em busca de organização....mas, como você falou, exige persistência!!! Ainda estou longe do que para mim seria o "ideal", mas não desisto! E o seu blog é fonte de inspiração para isso! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo blog estar te ajudando nessa caminhada, Yasmin.

      Excluir
  3. Bom dia.
    Prezada, gostei do lema "organizando minha vida para te inspirar a organizar a sua".... Maneira mais fácil, pratica e direta de inspirar-me a se organizar é só casando comigo!

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face