Como se tornar uma pessoa organizada

março 29, 2015

Imagem:FreeDigitalPhotos.net
Antigamente as tarefas do trabalho não se confundiam com as de casa. Trabalho e estudo também não andavam tão juntos. Donas de casa eram apenas donas de casa, estudantes eram apenas estudantes e funcionários tinham horário de trabalho bem definido. Nos dias atuais não há mais papéis exclusivos, tampouco o trabalho termina sempre às 18 horas. Quem nunca ouviu falar de home office, o escritório que agora também faz parte da casa? As pessoas de hoje são multifuncionais: trabalham, estudam, cuidam dos filhos, dos animais de estimação, dos afazeres domésticos. O tempo ficou curto para fazer tudo que queremos ou precisamos. Nesse contexto, não há dúvidas da importância da organização pessoal para gerir o tempo e otimizar a realização de tarefas através de técnicas e ferramentas. Porém, o que fazer para adquirir essas habilidades?

Se pararmos para pensar, chegaremos à conclusão que muitas das nossas ações diárias são na verdade hábitos. Imagine duas situações: tomar banho e escovar os dentes após as refeições. Agora pense: para praticar essas ações você precisa refletir sobre elas? Além de não refletir sobre como fazê-las, você também não as deixa de fazer todos os dias, certo? Eu espero que não! E as pessoas que convivem com você também. Pois bem, assim como tomar banho diariamente é um hábito, organização também é. E assim como todo hábito pode ser adquirido por qualquer pessoa que se disponha a incluí-lo em sua rotina.

Eu não nasci organizada, palavra! Pergunte a minha amiga Cibelle que quase foi soterrada por uma montanha de roupas ao abrir meu guarda-roupa quando eu era adolescente. Eu era bastante desleixada, mas com o passar do tempo percebi que manter minhas coisas em ordem trazia muitos benefícios: eu não precisava mais perder horas vasculhando o guarda-roupa à procura de determinada roupa, por exemplo. Assim, iniciei minhas pesquisas sobre organização e através de muita leitura e força de vontade, fui desenvolvendo novos hábitos, que hoje já estão estabelecidos na minha rotina.

Se você está aqui quer dizer que o primeiro passo em direção a uma vida mais organizada já foi dado. Então, navegue pelos artigos para conhecer ótimas técnicas de organização e fazer download de planilhas e formulários que te ajudarão muito nesse processo. E o mais importante: não desista! É necessário uma boa dose de persistência até que um hábito seja estabelecido. Mas depois que isso acontecer, organizar sua casa, seu trabalho e seu tempo será tão intuitivo e rotineiro quanto escovar os dentes. Acredite!

Abaixo deixo o link de alguns artigos muito interessantes para quem está começando a se organizar. Não deixe também de dar uma olhada no nosso arquivo com todos os artigos publicados até agora. Se está à procura um assunto específico, use a caixinha de busca no topo da página. Espero que aproveite a visita e volte sempre que precisar!


Caso queira falar comigo, envie um e-mail ou deixe um comentário aqui no blog.

Você também vai gostar de ler:

5 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face