Organizando a papelada do semestre passado da faculdade

janeiro 27, 2015

Faculdade nos faz acumular uma quantidade imensa de papel. Se você é universitário sabe bem do que estou falando. Em um post antigo, falei que uso uma pasta sanfonada para organizar a papelada durante o semestre letivo, mas e quando o semestre acaba, o que fazer com aquela pasta lotada?

Pasta lotada no final do semestre

A primeira coisa que deve ser feita é escolher a maneira como irá arquivar esse material. Você pode digitalizá-lo e criar um arquivo no computador ou mantê-lo e criar um arquivo físico. Qual escolher?

Digitalizar é excelente por liberar espaço, então se você não tem lugar para guardar os papéis, essa é uma ótima opção. Sugiro criar seu arquivo digital em uma plataforma como o Google Drive, que te permitirá acesso de qualquer lugar que tenha internet. Além disso, o Google Drive permite a sincronização de pastas (basta instalar no seu computador), assim você terá os arquivos na sua máquina e na nuvem (online), uma ótima forma de backup.

No meu caso, digitalizar não é uma boa, pois minha copiadora não é rápida (a digitalização é feita página por página e gasta muito tempo). Outro motivo pelo qual eu não escolhi digitalizar é que eu ainda prefiro ler no papel. Ler por muito tempo no computador é incômodo, não tenho e-book reader nem mesmo tablet, tenho apenas um netbook muito pouco utilizado (eu acho um pouco pesado e perigoso andar com ele sempre). Então se você tem problemas parecidos com os meus, sugiro que escolha arquivar os papéis de maneira tradicional. A melhor forma que eu encontrei de fazer isso foi usando um registrador A-Z. Com ele criei um grande livro sobre o semestre, então para consultar ficou bem prático.

Antes de arquivar, verifiquei o que seria necessário para o semestre que vem e para minha carreira. Descartei o resto. Depois furei as folhas e usei uma divisória de fichário para separar o material de cada matéria. Fiz um índice simples para identificar as máterias (azul: gestão de marcas, amarelo: comportamento do consumidor, etc), coloquei no início e pronto.

Registrador A-Z

Divisórias para fichário

Uma outra opção para arquivar a papelada é descartar o material desnecessário e manter o que você irá guardar na própria pasta sanfonada. Coloque uma etiqueta para identificar e compre outra pasta para usar no semestre que vem.

Você também vai gostar de ler:

0 comentário(s) - Comente aqui!

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face