7 hábitos para manter a vida em ordem

janeiro 06, 2015

Você pode fazer grandes faxinas na sua casa e no seu trabalho de vez em quando, mas só isso não é o suficiente para te manter fora da bagunça. São as pequenas ações diárias que contribuem para mantermos as coisas em ordem. Aqui estão 7 comportamentos que você pode adotar para se manter organizada/o.

Fonte: www.freedigitalphotos.net

1- Centralize suas listas 
As listas servem para nortear os nossos dias, mas de nada adiantam se não nos lembrarmos de checá-las. A probabilidade de esquecer é muito maior se espalharmos listas por vários locais. Então escolha um lugar para centralizar suas listas de afazeres. Pode ser uma caderneta de notas, um aplicativo no celular, um software no computador. Mantenha tudo em apenas um local.

2 - Planeje seu dia na noite anterior
Não deixe que o seu dia corra solto. Ganhe mais produtividade programando-se no dia anterior. Cheque suas listas e escolha o que vai fazer. Lembre-se de deixar um tempo vago entre os compromissos, pois imprevistos acontecem.

3- Crie uma caixa de entrada e coloque todos os documentos recebidos sempre nela
Não encontrar aquela conta que está vencendo pois não se lembra onde colocou: quem nunca? Para evitar esse tipo de contratempo, crie uma caixa de entrada para colocar todos os documentos recebidos. Sugiro que você tenha uma caixa de entrada em casa e outra no serviço.

4- Processe os documentos da sua caixa de entrada e crie uma caixa de saída
Reserve um tempo do seu dia para esvaziar sua caixa de entrada. Analise cada documento: descarte se não for relevante (folhetos de propaganda que não te interessam, informativos de banco, etc)., arquive se quer manter como referência ou decida qual a ação necessária. Se a ação for durar menos que 2 minutos, faça já! Se demandar mais que isso, coloque um bilhetinho no documento com o que deve ser feito. Assim, quando tiver tempo para executar ações mais demoradas, não terá que analisar tudo novamente. É importante que você mova esses documentos pendentes para uma caixa de saída, assim você se sentirá mais tranquila/o sabendo que já os analisou e decidiu o que fazer.

5- Reserve 15 minutos por dia para limpar a sua caixa de entrada de e-mail
Dedique 15 minutos diários na limpeza da sua caixa de entrada de e-mail. Isso significa descartar mensagens desnecessárias, arquivar mensagens que se quer manter como referência e responder àquelas que necessitam de resposta.

6- Nunca deixe louça suja acumulada na pia
Uma atitude simples que faz toda a diferença na sua cozinha. Uma pia lotada de louça suja causa uma péssima impressão. Crie o hábito de lavar panelas e utensílios enquanto faz a comida e de lavar copos e pratos sempre após sujar.

7- Gaste 15 minutos arrumando a casa no final do dia
Escolha um cômodo, programe o alarme do celular e gaste 15 minutos colocando as coisas no lugar.

DICA: Como lembrar desses hábitos? Sugiro que você crie duas listinhas: uma com uma rotina matinal e outra com uma rotina noturna. Por exemplo:
Rotina matinal: checar lista de tarefas, processar documentos da caixa de entrada e limpar e-mail por 15 minutos;
Rotina noturna: planejar dia seguinte e arrumar a casa por 15 minutos.
Faça as listinhas de papel e coloque-as em um local que chamarão sua atenção (espelho do banheiro, cabeceira da cama, etc) ou, se preferir, programe dois lembretes no seu celular colocando as rotinas na descrição, ou ainda, se você usa alguma agenda online tipo o Google Calendar e fica sempre conectado, crie eventos com repetição diária e notificação por e-mail. =o)

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6 comentário(s) - Comente aqui!

  1. ADOREEEEEEIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!1
    eu já meio que faço isso, mas como eu nao tenho muitos documentos eu nao tenho essa caixa de entrada e saida.. qdo chega algo vai direto pra minha agenda que anda cmg,onde anoto lembretes e coisas a fazer no dia... super beijos adoro seu blog sempre acompanho apesar de não comentar muito

    Blog Mariana Beira

    Canal Mariana Beira

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    1. Isso mesmo, Mariana, o mais importante é centralizar os documentos para sabermos onde encontrá-los quando preciso. Eu prefiro usar uma caixa de entrada, mas se a agenda tem funcionado para você, excelente! =)

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  2. Santa Hélida!!! Você sabe que eu já sabia de tudo isso mas seu post foi tipo a "luz no fim do túnel" pra mim agora!! Muito obrigada querida!

    Pergunta: você vem para o Monsters of Rock?

    Beijos!

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    1. Às vezes precisamos ser lembrados de coisas simples e até óbvias, mas que ajudam bastante no dia a dia. Que bom que foi útil. Beijos. =*

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  3. Adorei! Já imprimi e vai ficar como meu guia de organização. Bjs.

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    1. Bacana, Kathia! Obrigada pelo comentário. Beijos.

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