Planilha para cálculo de proporção de estudos por matéria (estudo por ciclos)

janeiro 31, 2014

Eu uso o sistema de ciclos para estudar e tem funcionado muito bem por ele ser flexível aos meus horários. Eu ia escrever um post sobre isso, mas achei melhor indicar o link para um artigo do Alexandre Meireles. Lá está muito bem explicado e eu não conseguiria explicar tão bem.  Você pode fazer o download do artigo nesse link. O artigo foi tirado do ar, mas você pode baixar aqui o Manual do Concurseiro e ver a dica nº 10, que se refere ao estudo em ciclos.

Lendo o manual, vai notar que para montar seus ciclos de estudo, deverá calcular a quantidade de horas para cada matéria. Então quero compartilhar com vocês a planilha que criei para esse fim.

A minha planilha calcula a proporção de horas de estudo para cada matéria levando em conta fatores como tamanho do material de estudo, conhecimento da matéria, grau de dificuldade e peso (no caso de provas de concurso).

Baixa preencher os campos de acordo com as instruções e pronto, ela te dá o número de horas que você deve estudar de cada matéria de acordo com a quantidade total de horas que você estipulou. Com esses números em mão, você cria seu ciclo de estudos.

No exemplo abaixo, eu criei um ciclo de 16 horas.



No meu exemplo de um ciclo de 16 horas, estudaria 4 horas de português, 4 de Informática, 5 de Raciocínio Lógico e 3 de Direito. Para montar o ciclo, dividi o ciclo em 4 fases de 4 horas cada e as matérias em blocos de 30 minutos a 1 hora.

Ou seja, de cada vez que for estudar, o mínimo que estudarei de cada matéria é 30 minutos e o máximo, 1 hora. No exemplo, inicio estudando Português. Quando estudar 1 hora, passo para Raciocínio Lógico, depois para Direito e Informática. Isso fecha a primeira fase. Então passo para a segunda e assim sucessivamente até terminar a quarta fase, o que completa um ciclo. Volto então para a primeira fase, reiniciando o processo. Esse é um explicação bem superficial do uso, então sugiro novamente que você leia o artigo do Alexandre Meirelles, em que ele explica tudo com detalhes.

Exemplo de um ciclo de 16 horas de estudo usando como base o cálculo de proporção de estudos por matéria.

DOWNLOAD GRATUITO

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Tabela para cálculo de proporção de estudo
Planilha(.xls)

Tabela de estudo com ciclo de 16 horas
Planilha(.xls)

Você também vai gostar de ler:

16 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face