Planilha para cálculo de proporção de estudos por matéria (estudo por ciclos)

janeiro 31, 2014

Eu uso o sistema de ciclos para estudar e tem funcionado muito bem por ele ser flexível aos meus horários. Eu ia escrever um post sobre isso, mas achei melhor indicar o link para um artigo do Alexandre Meireles. Lá está muito bem explicado e eu não conseguiria explicar tão bem.  Você pode fazer o download do artigo nesse link. O artigo foi tirado do ar, mas você pode baixar aqui o Manual do Concurseiro e ver a dica nº 10, que se refere ao estudo em ciclos.

Lendo o manual, vai notar que para montar seus ciclos de estudo, deverá calcular a quantidade de horas para cada matéria. Então quero compartilhar com vocês a planilha que criei para esse fim.

A minha planilha calcula a proporção de horas de estudo para cada matéria levando em conta fatores como tamanho do material de estudo, conhecimento da matéria, grau de dificuldade e peso (no caso de provas de concurso).

Baixa preencher os campos de acordo com as instruções e pronto, ela te dá o número de horas que você deve estudar de cada matéria de acordo com a quantidade total de horas que você estipulou. Com esses números em mão, você cria seu ciclo de estudos.

No exemplo abaixo, eu criei um ciclo de 16 horas.



No meu exemplo de um ciclo de 16 horas, estudaria 4 horas de português, 4 de Informática, 5 de Raciocínio Lógico e 3 de Direito. Para montar o ciclo, dividi o ciclo em 4 fases de 4 horas cada e as matérias em blocos de 30 minutos a 1 hora.

Ou seja, de cada vez que for estudar, o mínimo que estudarei de cada matéria é 30 minutos e o máximo, 1 hora. No exemplo, inicio estudando Português. Quando estudar 1 hora, passo para Raciocínio Lógico, depois para Direito e Informática. Isso fecha a primeira fase. Então passo para a segunda e assim sucessivamente até terminar a quarta fase, o que completa um ciclo. Volto então para a primeira fase, reiniciando o processo. Esse é um explicação bem superficial do uso, então sugiro novamente que você leia o artigo do Alexandre Meirelles, em que ele explica tudo com detalhes.

Exemplo de um ciclo de 16 horas de estudo usando como base o cálculo de proporção de estudos por matéria.

DOWNLOAD GRATUITO

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Tabela para cálculo de proporção de estudo
Planilha(.xls)

Tabela de estudo com ciclo de 16 horas
Planilha(.xls)

Você também vai gostar de ler:

16 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Oi Hélida!
    Amei a dica da planilha!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Por isso é chamado de estudo por ciclos. Em um ciclo você sai de um ponto e depois retorna ao mesmo ponto, ou seja, você vai estudando os assuntos, quando termina todo o conteúdo, retorna ao início. Mesmo que tenha domínio sobre algum assunto, é necessário pelo menos fazer uma revisão de tempos em tempos para que não se esqueça. Para entender melhor, sugiro que leia com atenção o artigo do Alexandre Meirelles clicando aqui.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daffne!

      A quantidade de horas de um ciclo quem define é você. No meu caso, o ciclo é de 16 horas, pois é essa quantidade de horas livres que eu tenho para estudar durante a semana. O ciclo do Alexandre Meirelles é de 24 horas, pois foi essa a quantidade de horas que ele estipulou para ele. A questão da quantidade de horas é muito individual, varia de acordo com a disponibilidade de cada um.

      Sobre quais matérias estudar, se o edital ainda não foi publicado, recomendo que comece com as matérias consideradas básicas para o concurso em questão. Depois, à medida que for se sentindo segura, insira novas matérias. No caso de um concurso com edital já publicado, isso não é possível, pois o tempo entre a publicação do edital e a data da prova é bem curto, então terá que estudar todas as matérias de uma vez.

      Recomendo que leia o artigo do Alexandre clicando aqui, pois ele explica de maneira bem mais detalhada. Esse post foi mesmo só para compartilhar a planilha para cálculo da proporção de estudos. =)

      Excluir
  4. Legal para quem tem o dia todo para estudar, mas não para quem precisa trabalhar tem filhos e compromissos com tempo limitado para estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, o sistema de ciclos é um sistema totalmente flexível e ajuda muito quem não tem disponibilidade de horário para seguir um cronograma fixo.

      Excluir
  5. Oi Hélida! tudo bem?

    Sou totalmente leiga em Excel e gostaria de saber como faço para inserir mais matérias nessa sua planilha. Vc pode me explicar ou me indicar algum texto para eu aprender?
    Mto obrigada por compartilhar essa planilha, me ajudou mtooo!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tentei te responder por e-mail, mas vc não deixou seu contato. =(
      Envie um e-mail para que eu possa te ajudar. helida@organizando.org

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ei, Nirlan! Prazer tê-lo no meu humilde blog. hehehe. Que bom que gostou! Abraços. =)

      Excluir
  7. Achei legal, assim cada um adapta conforme suas necessidades!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa, está ajudando muito!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, me ajudou bastante... estou lendo td no se blog, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    Achei muuito interessante, sou iniciante neste meio de concurseiros, tudo é novidade para mim, minha dúvida é como calcular as horas que tenho que estudar por dia cada matéria? Você diz que teve seu ciclo de 16 horas, como você fez esse cálculo? Você fez esse cálculo por tempo livre por dia e depois fez a soma total?
    Aguardo retorno, e parabéns

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face