Dicas de organização financeira

janeiro 21, 2014

Olá, pessoal! O post de hoje é de autoria da empresa Cenize. Aproveitem as dicas! =)

Contas são sempre um problema. Ainda mais no início de ano que chegam os resultados das viagens, presentes e todos os gastos das festas de fim de ano, então a dica de organização de hoje é voltada para o lado financeiro da casa.

Bom vamos lá, um bom esquema para se organizar é ter uma planilha de gastos. Ela é fundamental e deve ser, de preferência, o mais simples possível. Nela você deve colocar:
·         Seus gastos fixos (escola, IPTU, academia, condomínio, clube)
·         Seus gastos prováveis (gás, energia elétrica)
·         Alimentação
·         Transporte (incluindo estacionamento)
·         Extras
·         Poupança

Nos gastos fixos você anota tudo aquilo que sabe que vai gastar, esses gastos são certos (e você provavelmente assinou um contrato então realmente vai pagar isso). Nos gastos prováveis você anota quanto deve gastar com certos valores variáveis mas que você consegue ver um padrão, por exemplo, depois de um tempo morando em uma casa é possível supor quanto isso vai custar seu gás e sua energia elétrica por mês.

Transporte é o gasto que você tem de deslocamento todo mês, não costuma variar muito. Alimentação no dia-a-dia também costuma ter uma média fixa, o que você deve tomar cuidado é com refeições fora do padrão por exemplo restaurantes no finais de semana.

Extras seriam todos os outros gastos como roupas e atividades de lazer.

A dica é: sabendo quanto você ganha por mês retire seus gastos mensais “obrigatórios” que seria o valor dos gastos fixos, prováveis, alimentação e transporte. O que sobra é o quanto você pode gastar em extras e guardar na poupança, é nessa parte que as pessoas costumam se atrapalhar. Estabeleça um valor para ser depositado todo mês na sua poupança, independente do que aconteça sempre deposite este valor. 

Dessa maneira você vai estar se policiando a não gastar com coisas que não precisa ou se for gastar, pelo menos não vai ser todo o seu salário. Ter um dinheiro na poupança é fundamental, ele pode te salvar entre empregos, te proporcionar viagens, shows e pode ser mais bem gasto do que se tivesse sido usado para comprar por exemplo um casaco ou um biquíni extremamente caro por impulso.


Esse post é patrocinado. Texto por Cenize.

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