Como estudar por fichas

outubro 28, 2013

Vou mostrar para vocês uma técnica de estudo que está funcionando muito bem para mim: o fichamento. Fichamento é a prática de registrar em fichas os estudos de um livro ou texto. Pode parecer perda de tempo, mas depois de fazer o fichamento de um assunto, não será necessário retornar ao material original toda vez que estiver que estudá-lo. Ou seja, você ganhará tempo!

IMPORTANTE
Os cartões são usados na revisão da matéria estudada, por isso só devem ser feitos depois que você compreendeu o conteúdo. Não adianta copiar informações aleatórias, é preciso criar esquemas que realmente te façam lembrar a matéria. 

O tipo de fichamento que uso é o de resumo, que consiste em sintetizar as principais ideias do texto.

Para fazer minhas fichas, leio o texto quantas vezes forem necessárias até compreendê-lo, depois leio grifando as partes mais importantes e fazendo anotações. Depois disso parto para a elaboração das fichas. A estrutura que uso é a mostrada na figura abaixo.


Uso 3 cores de caneta: vermelha, azul e preta. No cabeçalho, uso vermelho para identificação da ficha, tipo de fichamento e assunto geral. O assunto específico e as referências bibliográficas são escritas na cor azul. No resumo, uso tinta azul para o texto em geral, vermelha para informações importantes e preta para macetes e notas pessoais. Veja o modelo abaixo.


Bons estudos! =)

Você também vai gostar de ler:

5 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face