Dicas de organização para estudantes

abril 05, 2013


Use o plano de aulas para se planejar
Peça ao seu professor o plano de aulas. Nele você encontrará informações muito importantes como datas de provas, datas de entrega de trabalhos e livros a serem lidos.

Use uma agenda
Anote todas as datas importantes para não perder prazos de entrega e provas.

Organize a papelada
Tenha uma pasta para guardar todos os papéis referentes ao seu estudo atual. Eu recomendo a pasta sanfonada, que é bem prática na hora de separar o material por assunto.

Faça listas de tarefas
Pode ser lista de tarefas diárias, semanais ou uma lista com objetivos a serem alcançados (Ex. Objetivo: ler tantos capítulos do livro até tal dia).

Tenha anotações organizadas
Centralize suas notas em um só lugar. Tenha um caderno ou fichário separado por matéria.

Use cores diferentes nas anotações
Elas ajudam a organizar as anotações e ainda contribuem muito para memorização. Veja como funciona a técnica Arco-Íris clicando aqui.

Organize o local de estudo
Além de silencioso e bem iluminado, seu ambiente de estudo deve estar organizado para que você consiga encontrar os materiais dos quais precisa. A organização evita desperdício de tempo.

Mantenha o material de estudo reunido
Deixe todo o seu material reunido sempre no mesmo lugar. Além disso, tenha o mais importante ao alcance da mão. Isso evita que você se levante, se distraia e perca tempo.

Crie um plano de estudos
Você pode criar um plano baseado em horários fixos ou baseado no sistema de ciclos. Para mim a segunda opção funciona melhor. Por não exigir um horário fixo de estudo, ele se torna um sistema bem flexível. Saiba mais sobre o estudo por ciclos lendo o “Manual do Concurseiro” escrito pelo Alexandre Meirelles, aprovado em concursos cobiçados como o da Receita Federal. Apesar de ser uma técnica direcionada para concursos públicos, funciona muito bem para qualquer tipo de estudo.

Use ferramentas online
A internet pode ser uma grande vilã quando estamos estudando. As redes sociais, por exemplo, devem ser usadas moderadamente, pois são enormes formas de distração e consequentemente causam grande queda no rendimento. Mas existem outras ferramentas na rede que podem ajudá-lo a organizar e otimizar os estudos. Vou indicar algumas delas.

    Ferramentas para todos os estudantes
  • Google Calendar – agenda online (grátis)
  • Dropbox – organize e acesse seus arquivos digitais de qualquer computador (grátis)
  • Dicionário Priberam - dicionário da língua portuguesa (grátis)
  • E-aulas USP - aulas online gratuitas sobre diversos temas (grátis)
  • Ache Provas - encontre e baixe provas anteriores de vestibulares e Enem (grátis)
  • Tuctor - para concursos públicos e exames em geral. Auxilia na montagem de um plano de estudos e no monitoramento de sua execução (grátis – acesso limitado)


    Ferramentas para estudantes de concursos públicos
  • Até Passar - uma rede social para concurseiros. No site é possível criar um plano de estudos e trocar conhecimentos com outros usuários através de ferramentas de interação (grátis)
  • Tá na mão - Aplicativo para celulares (sistema operacional Android) com questões e simulados para concursos. Bom para estudar em filas e no ônibus. (grátis)
  • Fórum Concurseiros – Fórum direcionado a estudantes de concursos públicos. Informações sobre bibliografia, notícias sobre concursos e interação entre usuários. (grátis)
  • Eu Vou Passar videoaulas sobre diversas matérias cobradas em concursos públicos (pago)
  • Ponto dos Concursos - cursos online para diversos concursos públicos (pago)
  • Site do Alexandre Meirelles e do Deme - material de apoio disponibilizado por concurseiros de sucesso (modelos de planilha de estudos, depoimentos, resumos...) (grátis)
  • PCI Concursos - notícias sobre concursos e downloads de provas anteriores (grátis)


Contrate um coach (para concursos públicos)
Se você não consegue se organizar sozinho para estudar para um concurso público, uma boa opção é contratar um coach. Coach é um profissional que trabalha diretamente com o candidato auxiliando na análise do edital, planejamento de estudos, etc. Marcelo Hirosse, aprovado em vários concursos e atualmente Analista Judiciário no Superior Tribunal de Justiça, oferece serviços de coaching. Para saber mais acesse o link clicando aqui.

Você também vai gostar de ler:

0 comentário(s) - Comente aqui!

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face