Como organizar livros

janeiro 10, 2013

Alguns leitores tem me pedido para falar sobre organização de livros. Então vamos lá!

Conservando

Ao organizar livros, temos que pensar em primeiro lugar na melhor forma de conservá-los. Isso nos limita bastante. Caixas? Baús? Armários fechados? Esqueça! Esses locais não são adequados, pois a falta de circulação de ar favorece a proliferação de microorganismos que atacam e estragam o papel. Então, a melhor maneira de conservar os livros é mantê-los na boa e velha estante.

O local da estante deve ser longe da umidade e dos raios solares. Luminosidade excessiva desbota e umidade deforma os livros.

Um dos maiores inconveniente das estantes é o excesso de poeira que se acumula sobre os livros. Para minimizar o problema, escolha estantes com portas. De preferência portas treliçadas, que têm a superfície vazada permitindo assim ventilação nas prateleiras. Se não for possível, escolha modelos que possuam alguma abertura para garantir circulação de ar.

Porta treliçada (imagem Casa da Alquimia)


O livro deve ser colocado de pé formando um ângulo reto com a prateleira, encostado ao próximo livro. Deixe um espaço entre o fundo da estante e os livros para facilitar a ventilação.

Posição correta dos livros na estante (imagem Free Digital Photos)



Organizando

Bom, agora que sabemos a melhor forma de conservar os livros, vamos organizá-los.

1- Decidir

O primeiro passo é dedidir a forma como você vai dispor os livros na estante. Por título? Por autor? Por cor?

A organização por cor dá um resultado muito bonito, mas particularmente prefiro a organização (mais funcional) por autor e secundariamente por título.


2- Arrumar

Mãos à obra! Junte todos os livros espalhados pela casa, separe de acordo com o critério escolhido (autor, título, cor) e coloque-os na estante.


3-Catalogar

Depois de arrumar os livros na estante é hora de catalogá-los, assim será fácil encontrá-los quando precisar.

Você pode catalogar manualmente utilizando um arquivo de mesa com fichas ou optar por algo mais moderno: as planilhas eletrônicas ou os softwares (programas de computador).

Arquivo de mesa com fichas



Planilha para catalogar livros


Se optar por software, recomendo ler esse post no blog Tantas Coisas, que fala sobre 3 programas muito bacanas e em Português.

Escolhida a forma de catalogação, pegue papel e caneta, vá até a estante e anote os dados dos livros. Os dados básicos que devem ser colhidos são título, autor(es) e localização do livro (exemplo: estante 2, prateleira 1).

Não fique com preguiça! Essa parte é chata, mas é crucial para o sucesso da tarefa. Pense como vai ser bom precisar de um livro e com uma consulta rápida saber exatamente onde encontrá-lo. Além disso, você saberá quantos e quais livros possui e poderá ainda anotar informações sobre empréstimos, por exemplo. Aposto que você já perdeu livros, pois emprestou para alguém, a pessoa não te devolveu e você nem lembra quem é a tal pessoa.

Bom, finalmente depois de tudo anotado, passe a limpo para as fichas, para a planilha ou para o software. Tarefa concluída com sucesso!

DOWNLOAD GRATUITO PLANILHA CONTROLE DE LIVROS

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha (.xls)

Você também vai gostar de ler:

9 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Excelente a dica. Acho que vou pedir pro Felipe ler esse post porque ele bagunça um pouco nesse quesito haha
    Agora já pensou catalogar tudo? Mas realmente vale a pena, é tão bom ter organização!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu embalo meus livros em filme de pvc, aquele plástico fininho que se usa na cozinha, assim proteje os livros e é baratinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Hélida,
    Gostei muito das dicas e vou seguir se u blog.
    Tenho também um blog sobre organização.
    Venha me visitar e poderemos trocar idéias!
    Beijos

    www.tuorganizas.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua planilha. Vou repassar esse post para uma amiga que estuda biblioteconomia e adora essa "parte chata" de catalogar livros. Para ela, é a parte mais divertida. :)

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelas dicas e pela planilha, certamente elas me ajudarão a ter uma melhor organização aqui em casa! Grande abraço! =)

    ResponderExcluir
  6. Muito legal. Simples e direto. Parabéns. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Uma dica para organizar virtualmente seus livros (tanto os que você tem, ou já leu, ou quer ler) é usar o Skoob! O Skoob é uma rede social de livros que eu achei maravilhoso para organizar os livros que já passaram por mim. Dá para marcar se você tem, emprestou, se desistiu de ler, o quanto gostou, estabelecer uma meta de leitura no ano, ver quantos livros leu em cada ano, etc.
    O site é www.skoob.com.br
    Eu gosto bastante de usar, fica a dica para quem se interessar :)

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face