Planeje sua viagem para que ela seja perfeita

outubro 01, 2012

Comentei com vocês, que no início de setembro comecei a fazer cotações para a minha viagem de férias de Janeiro. Fiquei devendo os detalhes dessa tarefa. Então, vamos a eles!

Escolhendo a data das férias e destino
A data das férias e o destino dela estão intimamente ligados por causa das condições climáticas. Não queremos passear debaixo d'água, certo?

Se você pode gozar suas férias em qualquer período do ano, escolha o destino e pesquise qual a melhor época para visitá-lo, mas se, assim com eu, você não tem muita liberdade na escolha da data, faça o contrário. Ou seja, pesquise os melhores locais para se visitar na estação em que foi marcada suas férias.

Por motivos particulares, minhas férias tem que ser em janeiro. Então a partir disso, pesquisei os destinos no Brasil onde o tempo é bom nessa época (verão). Um ótimo artigo sobre isso para viagens nacionais, você pode ler clicando aqui.

Decidindo a duração da estadia
Para cotar os preços, você precisa saber quanto tempo vai ficar por lá. 1 semana, 2 semanas? Lembre-se que a hospedagem é contada em dias e noites! No meu caso, decidi ficar 8 dias e 7 noites.

Criando uma planilha de cotação
Depois de definir o (s) destinos e a duração da viagem, é hora de criar uma planilha para comparar os preços. As minhas cotações são baseadas nas agências de turismo. (Pode ser que você prefira cotar separadamente transporte e hospedagem.)

Se eu tivesse escolhido apenas um provável destino, minha planilha seria assim:

Clique para visualizar em tamanho maior

Como escolhi vários prováveis destinos, ela ficou assim:
Clique para visualizar em tamanho maior

Fazendo a cotação
Agora com a planilha pronta, eu faço a cotação pelos sites das empresas para completá-la. No caso, de empresas que não disponibilizam esta facilidade, entro em contato por telefone e solicito um orçamento.

E você? Tem mais dicas para o planejamento de férias?

Download planilha para cotação de viagem
Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha(.xls)

Você também vai gostar de ler:

3 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Na única vez que eu entrei em uma agência para fazer uma cotação eu fui tão mal atendida, mas tão mal atendida que eu peguei bronca!
    Mas ano que vem começo a me preparar para conhecer a Disney (sonho de criança!) então vou ter que frequentar muuuuuitas agências até achar a ideal!
    Tenho certeza que uma planilha vai ajudar muito, obrigada pela idéia! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divulgue o nome da danada. A exponha e entregue o nome do(a) funcionário(a).

      Excluir
  2. Eu sempre te digo que vc é a rainha da organização, né? Mas essa planilha foi seu momento auge hahaha
    Eu nunca pensei nisso!
    Quando eu vou viajar eu pesquiso alguns lugares e pronto!
    Uma dica: se for a Maceió(que deve ser maravilhoso por sinal) visite tbm Maragogi! Dizem que é dos deuses! Eu nunca fui, mas é um provável destino para minha lua de mel!
    Agora Fortaleza e Natal tbm não devem deixar a desejar hehe

    Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face