Quando a organização atrapalha sua vida

agosto 27, 2012

Hélida, eu devo ser A perdida, porque achei complicado e tenho a sensação de que a velha listinha feita com papel e caneta funciona melhor pra mim. Às vezes sinto que essa coisa da organização está virando mais um passatempo do que uma solução na minha vida e estou gastando tempo demais me organizando, o que acaba me deixando com quase zero de tempo livre... Você já sentiu isso? Será que eu sou meio maluca?
Marina

Esse comentário da Marina no último post me trouxe o seguinte questionamento: Como saber se estamos fazendo da organização um problema ao invés de solução?

Todo mundo já ouviu falar em TOC, transtorno obsessivo compulsivo. É aquele distúrbio que se caracteriza por uma obsessão ou compulsão e que pode estar relacionado à organização (ih, rimou!). Esse é obviamente um exemplo em que a organização é um problema. Mas tirando esse caso, quero falar sobre outras situações em que podemos estar dificultando nossas vidas usando a desculpa da organização.

Eu não nasci organizada, acho que ninguém nasce! Mas com o tempo, percebi que ao ser organizada, ganhava tempo e consequentemente qualidade de vida. O problema é que com a vontade de ser organizada, veio também a vontade de ser perfeitamente organizada e daí o que era para tornar a minha vida melhor, surtiu efeito contrário.

Ao organizar os arquivos do meu computador, por exemplo, criava pastas, subpastas da pastas, subpastas da subpastas das pastas e ia assim até praticamente o infinito. Na hora de encontrar um arquivo específico era um caos, pois não lembrava em qual das milhares de subpastas ele se encontrava. Hoje sei que o ideal é criar o mínimo de pastas possível e salvar os arquivos com palavras chave. Assim basta usar o sistema de buscas do próprio Windows para encontrar o arquivo facilmente. Organização tem que ser prática!

Às vezes, passava horas elaborando termos para as etiquetas do meu arquivo. Daí quando ia procurar um documento no arquivo, ficava em dúvida "será que arquivei o documento nessa pasta ou naquela outra?". Hoje sei que o ideal é nomear as pastas com os termos que aparecem primeiro na minha mente quando penso em determinado assunto, pois é o que vou lembrar quando estiver procurando por ele. Organização tem que ser intuitiva!

De vez em quando ainda me pego em tarefas de organização totalmente inúteis simplesmente porque eu adoro fazê-las. Como a Marina disse, muitas vezes organizar se torna um passatempo e um passatempo que consome muito tempo!

Sobre o Toodledo, que gerou o comentário da Marina, acho que o fato d'ele ter muitas funcionalidades e ser baseado no GTD o torna um pouco confuso. Para algumas pessoas (as que não conhecem/gostam/usam o GTD, por exemplo) pode sim ser mais prático usar a velha e boa dupla papel e caneta. A melhor técnica de organização é aquela que funciona para você!

Por falar em métodos de organização, existem centenas deles: GTD (Getting Things Done), ZTD (Zen To Done), Fly Lady, Pomodoro, 7 hábitos... E alguns são bem complicados!

Eu uso alguns métodos, mas se algo neles não dá certo ou se mostra muito confuso, não insisto. Extraio o que tem de mais prático e desprezo o resto. Sugiro que faça o mesmo! Use as ferramentas de organização a seu favor!

Você também vai gostar de ler:

5 comentário(s) - Comente aqui!

  1. ah sabe q eu sou totalmente organizada, as vezes meio chata ate! heheheh

    mas eu sou assim, arrumo quando dá vontade pq nem sempre dá né....as vezes gosto de ficar sem fazer nada, curtindo meu maridinho... :)

    guria tô fazendo meu 1º sorteio lá no blog, coisinhas fofas para uma ganhadora vaidosa, não perde! :)
    http://vidaloucadecasada.blogspot.com.br/2012/08/e-hora-de-sorteio-no-blog.html

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi hélida, obrigado por comentar no post do cartão de crédito, logo farei um sobre consumismo. Como dizer adeus a isso.

    E lendo seu post me lembrou um que fiz a pouco tempo falando exatamente como é complicado ter várias ferramentas de organização e no final parece que tudo é uma brincadeira de organizar as nossas coisas. Viva o papél e a caneta. Ás vezes anoto até na mão mesmo rsrs. O importante é realizar as tarefinhas. Aqui você tem MSN? Eu não tenho Facebook, mas seria legal se agente pudesse conversar sobre nossos blogs, organização e etc. Se tiver e puder me mandar, mande como comentário lá no blog. Eu, claro, não publicarei como comentário lá com seu msn, e assim, logo, te add. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hélida, nossa, acabei inspirando um post! rsrsrs... Ai, eu tenho essa mania de me jogar de cabeça nas coisas que faço e preciso superar isso. Acho que tenho que lutar contra o perfeccionismo, sabe? Olha, a organização precisa ser prática mesmo e fico repetindo isso a mim mesma, porque senão me deixo facilmente levar pelos meus ímpetos organizadores e acabo demorando séculos em cada ponto, tentando criari subcategorias. Eu percebo que estou ficando exagerado quando coemço a ter caixas pra guardar tudo e aí fico com uma bagunça de... caixas! um grande abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim não funciona planilhas, minhas finanças controlo no caderno pra ter mais noção, e pra mim, o que mais funciona realmente é a agenda, mais pratico. Anoto tudo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também prefiro a agenda impressa. Posso levar comigo, deixar aberta e anotar o que preciso sempre. Também posso rabiscar (adoro). Anoto tudo para não esquecer.
    Ro
    Agenda de Casa

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face