Você confia na sua memória?

julho 26, 2012

No meu trabalho, vejo colegas errando o tempo todo por contar apenas com a memória. Parece que as pessoas têm vergonha de fazer anotações, pois acham que isso vai passar uma má impressão. Má impressão para mim é fazer o serviço errado por não se lembrar de todos os passos para fazê-lo corretamente.


Se uma pessoa nunca trabalhou com um programa de computador no trabalho, por exemplo, e alguém a explica como usá-lo, é de grande valia anotar os pontos importantes. Assim poderá consultá-los até se sentir segura para completar todo o processo sozinha.

Outra atitude muito comum, que faz muita gente errar, é não ler com atenção. Às vezes a informação que a pessoa precisa está bem ali, mas ela simplesmente passa o olho e nem vê. Daí faz errado! Eu já criei alguns manuais de procedimentos (adoro!) e vejo que algumas pessoas, mesmo em posse de um manual bem detalhado, cometem erros bobos por causa da leitura desatenta.

Essas coisas não acontecem só no trabalho, obviamente. Lembro, por exemplo, de um colega da faculdade que se deu mal numa prova porque não leu as instruções com atenção. Ele pegou a prova, escreveu V ou F nas frases e entregou. O problema é que o professor tinha pedido para, além de escolher entre V ou F, explicar por que era verdadeiro ou falso.

Sempre que me ensinam algo que terei que colocar em prática, faço minha colinha. Pode ser lembrete, lista (checklist), manual... depende da complexidade em cada caso. Se já existe algum material sobre o procedimento, leio com toda atenção para não deixar passar nenhum detalhe importante e, se eu achar necessário, faço um resuminho para facilitar a consulta.

E você? Faz colinhas também? Ou confia na sua memória?

Você também vai gostar de ler:

8 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face