Você confia na sua memória?

julho 26, 2012

No meu trabalho, vejo colegas errando o tempo todo por contar apenas com a memória. Parece que as pessoas têm vergonha de fazer anotações, pois acham que isso vai passar uma má impressão. Má impressão para mim é fazer o serviço errado por não se lembrar de todos os passos para fazê-lo corretamente.


Se uma pessoa nunca trabalhou com um programa de computador no trabalho, por exemplo, e alguém a explica como usá-lo, é de grande valia anotar os pontos importantes. Assim poderá consultá-los até se sentir segura para completar todo o processo sozinha.

Outra atitude muito comum, que faz muita gente errar, é não ler com atenção. Às vezes a informação que a pessoa precisa está bem ali, mas ela simplesmente passa o olho e nem vê. Daí faz errado! Eu já criei alguns manuais de procedimentos (adoro!) e vejo que algumas pessoas, mesmo em posse de um manual bem detalhado, cometem erros bobos por causa da leitura desatenta.

Essas coisas não acontecem só no trabalho, obviamente. Lembro, por exemplo, de um colega da faculdade que se deu mal numa prova porque não leu as instruções com atenção. Ele pegou a prova, escreveu V ou F nas frases e entregou. O problema é que o professor tinha pedido para, além de escolher entre V ou F, explicar por que era verdadeiro ou falso.

Sempre que me ensinam algo que terei que colocar em prática, faço minha colinha. Pode ser lembrete, lista (checklist), manual... depende da complexidade em cada caso. Se já existe algum material sobre o procedimento, leio com toda atenção para não deixar passar nenhum detalhe importante e, se eu achar necessário, faço um resuminho para facilitar a consulta.

E você? Faz colinhas também? Ou confia na sua memória?

Você também vai gostar de ler:

8 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Eu não anoto absolutamente nada sobre os meus pacientes a não ser a evolução, de forma extremamente sucinta (e porque sou obrigada por lei a fazer isso). A minha memória é terrível para alguams coisas mas é excelente para isso: assim que vejo o paciente na sala de espera todas as informações sobre seu caso e sua história "voltam" como que por mágica. É muito estranho!

    No outros departamentos da minha vida eu faço anotações e listas. Não viveria muito bem sem a agenda do celular. Ajuda muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a louca do manual. Escrevo tudo. Aqui na empresa meu chefe vive consultando o meu caderninho. Anoto tudo mesmo. Geralmente nem preciso consultar, mas acho que é porque escrever ajuda a fixar a informação.

    ResponderExcluir
  3. olha, menina, que post bom ,amei.No trabalho tenho listas pra tudo, e como tenho zilhoes de tarefas e prazos pra cumprir é essencial, rss

    Beijoca !
    Tenha um fim de semana de luz e bençãos !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!
    Mario Quintana

    ResponderExcluir
  4. Prefiro anotar tudo para não esquecer. Ando sempre com um bloco de anotações na bolsa, assim não preciso me preocupar. Posso dividir o tempo com coisas boas! Seu blog está cada vez mais profissional! Parabéns!!!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de usar aqueles post its, sabe? Não sei se é elegante, mas eles são infalíveis! Vc tem toda razão! É mto melhor anotar tudo do que esquecer de fazer as coisas no trabalho!

    Beijos!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu anoto tudo na agenda, e de quebra, ainda faço uma listinha que disponho na geladeira.

    Beijos mona
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
  7. Eu anoto sim, mas o duro é lembrar onde coloquei as anotações!
    Hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Helida bom dia! minha memoria para algumas coisas é boa, mais para outras nem tanto, acho que a memoria é boa para aquilo que podemos aproveitar de fato! :) rs...

    hj eu to precisando falar com vc e usei minha memoria por coincidencia no dia da sua postagem sobre memoria haha!

    Se eu não estou enganado vc cursa letras na area de correção não é?! Gostaria de te perguntar se vc pode corrigir o portugues de um artigo cientifico que estou redigindo... gostaria de te perguntar quando que vc cobra para rever 9 paginas... Obrigado! vai me ser muito util... aguardo contato para uma possivel nogociação: fabianom@live.com

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face