Missão: Montar um guarda-roupa funcional e básico (minimalista) – O inventário

junho 26, 2012

Domingo passado iniciei um projeto que há algum tempo tenho em mente: criar um guarda-roupa funcional e básico (minimalista). Ainda vai demorar até que eu chegue lá, mas o primeiro passo foi dado: o inventário!

Guarda-roupa minimalista do Everyday Minimalist

A função do inventário é mostrar exatamente quais e quantas peças temos, facilitando a tarefa de descartar o que não usamos e comprar as peças que realmente precisamos. Além disso, fica mais fácil criar looks e usar 100% de tudo que temos.

Uma matéria da Revista TPM apresentou moças com guarda-roupas de 400 e até 650 peças, que diziam não ter roupa. Adivinha o porquê. A dona do guarda-roupa de 400 peças, por exemplo, após o inventário, verificou que em 6 meses não tinha usado 60% de suas roupas.

Inicialmente fiz um levantamento de todos os tipos de peças que tenho, para isso chequei o guarda-roupa, o cesto de roupas para passar, o cesto de roupa suja, sem esquecer a roupa que estava no corpo. Com isso, criei vários grupos: calça jeans, calça social, camisa social, blusas, lingerie, sapatos, acessórios... etc. Anotei tudo em um bloquinho. Depois criei uma planilha no Excel para ficar mais organizado. Entre roupas do dia a dia, festa, academia, meias, lingerie, acessórios, sapatos, tenho em torno de 280 peças. De roupa mesmo, tenho 170 peças.

Cheguei à conclusão de que tenho um número (mais do que) suficiente de peças, mas faltam peças curingas, aquelas que podem ser usadas em várias ocasiões, as “pau-pra-toda-obra”, sabe?


Depois do inventário, o próximo passo é descartar as peças que não uso e fazer uma lista do que falta para comprar. Depois, pretendo fotografar todas as peças do novo guarda-roupa e montar um catálogo pessoal! Essa última parte é a mais difícil. Sinceramente não sei se darei conta de fazê-la. Vamos ver... (risos)


DOWNLOAD GRATUITO PLANILHA INVENTÁRIO ROUPAS

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha(.xls)

Você também vai gostar de ler:

12 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Olá Hélida.
    Também estou fazendo um inventário das minhas peças de roupa. Já tenho montado um guarda-roupa funcional e agora estou catalogando tudo, mas faço isso por dia, fotografando o que estou usando, até porque assim me dá uma base de como usar determinadas peças e como elas ficam no corpo (às vezes pode ter uma peça que adoro, mas que olhando pela fotografia percebo que não cai bem no meu corpo).
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Gabriela! Parece bem mais prático tirar as fotos assim!

      Excluir
  2. Oi Hélida! Quanto tempo!
    Eu não vejo as atualizações do teu blog pq o Blogger não vê feed no teu perfil do Google, mas agora tentei de um jeito diferente e acho que pode dar certo. Veremos.
    Essa tua necessidade de peças curingas é minha necessidade também, acho que somos mais clássicas nesse sentido, e eu, particularmente, tenho preguiça de 'modinha' ou 'tendência'.
    Agora, fotografar, são outros quinhentos. Menina, deve dar um trabalho!!!
    Vai dar trabalho também fazer a lista (experiência própria). Você vai querer tudo, e de repente vai sumir a vontade, ou por preguiça, pq sabe que aquilo (comprar e comprar roupas) não é mais prioridade.

    Vamos trocando figurinhas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amiga querida do meu coração! ME conta uma coisa: DE ONDE VC TIRA TANTA DISPOSIÇÃO? Afff eu queria ter um pingo disso aí!
    Adorei a ideia..! Achei bem útil! Maaaaaaaaaaaas... eu sou preguiçosa.

    Beijos!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Hélida. Seu post veio em boa hora, pois estou fazendo isto também. A gente fica impressionada com o que poderia ser menos repetitivo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, mas o que são peças coringas???
    O que devo comprar para deixar o meu armário funcional????

    Bjinhos e obrigada

    Arcelina
    acdiniz.ped@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Interessante!
    Mas, o que vc entende de coringa???? O que não deve faltar em um armário para que ele seja funcional???

    Bjinhos e desde já. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arcelina, peças curingas são aquelas peças que podem ser usadas em vários looks. Calça jeans é uma peça curinga, por exemplo.
      Beijo.

      Excluir
  7. Eu simplesmente adorei essa ideia. Acho que vou me organizar para fazer isso também, e depois contar lá no Vida Minimalista sobre essa nova "aventura". Dá trabalho mas o resultado é fantástico. Depois conte mais sobre o catálogo!

    Abraços
    Camile

    vidaminimalista.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Oi, Simone. Doei as peças que não serviam (as que estavam pequenas, grandes ou que não gosto mais) e fiz a lista do que precisava comprar. Comprei algumas peças, mas como entrei em contenção de gastos (mudança de prioridade), não comprei todo o planejado. Sobre tirar fotos das peças ou dos looks, desisti. Acho que o custo x benefício não seria positivo. Daria um trabalhão danado montar um catálogo e eu provavelmente não consultaria. (risos)

      Excluir
  9. oi...
    Gostei muito da sua postagem e a citei num post que fiz sobre um inventário que fiz no meu Armário!!!!

    Venha conferir a postagem!!!!!

    Beijos...........
    O Armário da Josimar

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face