Missão: Montar um guarda-roupa funcional e básico (minimalista) – O inventário

junho 26, 2012

Domingo passado iniciei um projeto que há algum tempo tenho em mente: criar um guarda-roupa funcional e básico (minimalista). Ainda vai demorar até que eu chegue lá, mas o primeiro passo foi dado: o inventário!

Guarda-roupa minimalista do Everyday Minimalist

A função do inventário é mostrar exatamente quais e quantas peças temos, facilitando a tarefa de descartar o que não usamos e comprar as peças que realmente precisamos. Além disso, fica mais fácil criar looks e usar 100% de tudo que temos.

Uma matéria da Revista TPM apresentou moças com guarda-roupas de 400 e até 650 peças, que diziam não ter roupa. Adivinha o porquê. A dona do guarda-roupa de 400 peças, por exemplo, após o inventário, verificou que em 6 meses não tinha usado 60% de suas roupas.

Inicialmente fiz um levantamento de todos os tipos de peças que tenho, para isso chequei o guarda-roupa, o cesto de roupas para passar, o cesto de roupa suja, sem esquecer a roupa que estava no corpo. Com isso, criei vários grupos: calça jeans, calça social, camisa social, blusas, lingerie, sapatos, acessórios... etc. Anotei tudo em um bloquinho. Depois criei uma planilha no Excel para ficar mais organizado. Entre roupas do dia a dia, festa, academia, meias, lingerie, acessórios, sapatos, tenho em torno de 280 peças. De roupa mesmo, tenho 170 peças.

Cheguei à conclusão de que tenho um número (mais do que) suficiente de peças, mas faltam peças curingas, aquelas que podem ser usadas em várias ocasiões, as “pau-pra-toda-obra”, sabe?


Depois do inventário, o próximo passo é descartar as peças que não uso e fazer uma lista do que falta para comprar. Depois, pretendo fotografar todas as peças do novo guarda-roupa e montar um catálogo pessoal! Essa última parte é a mais difícil. Sinceramente não sei se darei conta de fazê-la. Vamos ver... (risos)


DOWNLOAD GRATUITO PLANILHA INVENTÁRIO ROUPAS

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha(.xls)

Você também vai gostar de ler:

12 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face