Como organizar fotos digitais

maio 09, 2012

Continuando o assunto do post anterior, vamos agora às fotos digitais!



Coletar
Encontre as fotos no computador! Você pode fazer isso manualmente, mas se tiver muitas fotos, recomendo que faça o download do Picasa, que é um programa gratuito e faz uma varredura completa no seu computador buscando todas as imagens.

Em seguida, crie uma pasta no seu computador chamada "Minhas Fotos" ou algo semelhante e mova para lá todas as fotos que encontrou na busca.


Descartar e organizar
Reuniu todas as fotos em uma pasta? Ótimo! Agora apague as fotos que não ficaram boas e aquelas que saíram quase iguais. Depois do descarte, crie um diretório para cada ano e uma subpasta para cada mês, em que haja fotos, claro. Se for o caso, adicione palavras-chave para melhor identificação (ex.: 2012-05 Casamento da Lu; 2012-04 Fotos da Alice). Feito isso, mova as fotos para as respectivas subpastas.

Se as fotos estiverem há muito tempo “perdidas” no seu HD, provavelmente você não saberá dizer com certeza qual a data ou evento. Então tente organizar da melhor forma possível: use datas aproximadas, eventos prováveis ou qualquer outra palavra-chave que possa identificá-las. Para algumas fotos isso é impossível? Agrupe-as em uma subpasta com o nome do tipo “@Fotos até Maio de 2012”. A partir daí, crie o hábito de, SEMPRE, ao baixar as fotos para o computador, colocá-las dentro de uma nova subpasta identificada.


Outras dicas
  • Ao dar nome às pastas, não use datas como Maio de 2012. Use somente números: 2012–05, assim você terá as pastas em ordem mês a mês e ano a ano, ao invés de ter Abril de 2012 antes de Janeiro de 2012, por exemplo.
  • Faça Backup! Imagina se seu computador dá pane e você perde todas as suas fotos? Faça backup em CDs, DVDs ou HDs externos. Como não sabemos ao certo a vida útil desses discos, é interessante que de tempos em tempos, você refaça os backups. Isso mesmo: faça backup do backup usando discos novos e descartando os antigos.
Como eu já disse no primeiro post desse assunto, não se esqueça: Organizar fotos pode dar um trabalho danado dependendo da quantidade delas. Para não desanimar, estipule alguns minutos (uns 15 ou 20) do dia para essa tarefa. Verá que em poucos dias, o trabalho será concluído.

Você também vai gostar de ler:

3 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Oiii! Obrigada por ter visto nossas fotos =D

    E essa sua dica é a única que eu já FAÇO haha acredita???

    Nas fotos eu me organizo menina, um orgulho!

    Beijos!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi !
    Estamos aqui pra te desejar uma noite linda e dizer que tem mimo pra você lá no
    Bloguinho , esse é o link :
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/05/interagindo-com-blogosfera-12.html
    Lílian e Vera
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua dica,, Hélida!
    Essa história de colocar o números é a melhor forma de deixar tudo em ordem.
    Seu post me inspirou a reorganizar minhas fotos antigas.

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face