Como organizar fotos

maio 07, 2012

Fotografias são a melhor maneira de recordar os bons momentos. Geralmente, temos muitas delas guardadas em diversos cômodos da casa, não é mesmo? Além disso, com a era digital, acumulamos centenas de fotos digitais desorganizadas em nossos computadores.

Convido você a tirar alguns minutos por dia e organizar esses tesouros, que guardam nossas memórias. Vamos lá?

Bom, separei este assunto em dois posts. Este primeiro é sobre as fotos impressas e o seguinte será sobre as fotos digitais, ok?




ORGANIZANDO FOTOS IMPRESSAS


Coletar

O primeiro passo é juntar todas as fotos! Busque em todos os cômodos da casa. Olhe nas gavetas, em pastas, etc.

Agrupar

Separe alguns envelopes usados e agrupe as fotos de acordo com algum critério (data, evento, pessoa). Exemplos: Escreva nos envelopes: Fotos do ano de 2011; Fotos do aniversário da vovó em 2002; Fotos do nosso pet
.
Não compre nada antes de agrupar as fotos, pois pode comprar álbuns (ou caixas) a mais ou a menos.

Comprar organizadores e organizar

Depois de separar as fotos por categorias, saberá quantos álbuns ou caixas vai precisar para guardar todas elas. Ao comprar, lembre-se de escolher produtos que não contenham ácido, lignina ou cloreto de polivinila na composição, pois essas substâncias causam danos às fotos.

Organize as fotos nos álbuns (ou nas caixas) e coloque etiquetas de identificação. Não se esqueça que fotos devem ser armazenadas em um lugar fresco, seco e escuro. Então nada de deixar os álbuns e caixas no porão com umidade ou em local exposto a luz solar.

Outras dicas

  • Quando for expor uma foto em porta-retrato, prefira colocar uma cópia da foto original, pois o contato direto com o vidro pode causar danos. Melhor perder uma cópia do que a foto original!
  • Ao escrever no verso da foto, use canetas com tintas que não contenham ácido. Canetas comuns podem danificar as fotos.

Organizar fotos pode dar um trabalho danado dependendo da quantidade delas. Para não desanimar, estipule alguns minutos (uns 15 ou 20) do dia para essa tarefa. Verá que em poucos dias, o trabalho será concluído.

Você também vai gostar de ler:

3 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Achei este post muito útil! Eu costumo organizar minhas fotos reveladas por ocasião, mas, tenho um album de fotos avulsas e um album de fotos importantes onde coloco uma ou duas fotos especiais, como formatura, casamento, viagens e etc....
    Com as fotos digitais, costumo editar para assistir na tv, também por ocasiões e faço bakup de todas elas inclusive de fotos avulsas.
    beijos e borboletas

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Boa semana...
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas Hélida , a de deixar uma copia pq pode se danificar, tivemos um desagrad´vel experiencia aqui em casa com uma foto linda do neto da Vera , inexplicavel ela ficou toda danificada!
    Tenha um dia cheio de coisas boas , e muita paz no coração !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo no ♥ !

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face