O estilo de vida minimalista

maio 25, 2012

Mesmo não sendo consumistas, acabamos acumulando muitas coisas ao longo de nossas vidas que não usamos ou precisamos.

São muitos os motivos que fazem de nós acumuladores em potencial. Pode ser a preguiça, que nos faz juntar tudo ao invés de selecionar o que é realmente necessário; pode ser o apego emocional, que nos faz transferir para objetos um valor exagerado; pode ser o medo de jogar fora e depois precisar (fato que geralmente nunca acontece) e por aí vai.

Existem pessoas que negam que o excesso as atrapalhe, mas tenho notado que muitos de nós não se sentem confortáveis com ele e têm buscado um estilo de vida minimalista.

Minimalismo é, dentre outras coisas, um estilo de vida que busca eliminar todo o excesso físico e mental, no sentido de focar no que é realmente importante. Mas como definir o que é importante? Essa é uma questão muito subjetiva, só você pode saber o que é importante na sua vida! O estilo de vida minimalista não é um conceito universal, varia de pessoa para pessoa.

Minimalismo é um tema que chama muito minha atenção, pois tem muito a ver com organização. Não é preciso ser minimalista para ser organizado, mas é preciso ser organizado para ser minimalista!

Dois passos importantes para se tornar minimalista é parar de comprar coisas desnecessárias e livrar-se da tralha que está na sua casa e no seu trabalho. Mas lembre-se que você não acumulou todas essa tralha de um dia para o outro, então não é de um dia para o outro que você se livrará dela! Seja realista e adote o lema “devagar e sempre”.

Ambiente antes e depois do minimalismo - Foto: Rosana Silva

Se quiser saber mais sobre o assunto, eu recomendo acessar os sites:

Em Português:
Busy Woman
Vida Minimalista
Minimalismo na prática

Em Inglês
On Minimalism

Você também vai gostar de ler:

6 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Oiê Hélida!
    Passando pra desejar um excelente fim de semana.
    Amei o post, mas infelizmente, amiga, não minimalista, kkkk, junto coisas com demasiada facilidade .
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Beijo e paz no seu ♥ !
    “Desejo que encontre maneiras para se fazer feliz no intervalo entre o instante em que cada dia acorda e o instante em que ele se deita pra dormir... Que se sinta livre e louco o bastante pra deixar a sua essência florir.’(Ana Jácomo)

    ResponderExcluir
  2. Hélida, obrigada pela menção do meu blog, o Minimalismo na Prática. Adorei conhecer o seu e daqui já estou tirando algumas inspirações. Ah, aproveito para favoritá-lo também! Beijos seja sempre bem vinda!!

    ResponderExcluir
  3. É, eu sou uma verdadeira máquina de acumular lixo. EU preciso adotar esse estilo, mas, como já te falei milhares de vezes, vou fazer isso só no meu apartamento haha

    Obrigada pelo elogio, eu acho que meu blog tbm está sendo uma forma de vc acompanhar, já que o tempo está cada vez mais escasso!!

    Beijos!!!!!!!!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei se um dia conseguirei ser minimalista. Só para ser organizada pra mim já é o suficiente, e uma coisa leva a outra.

    ResponderExcluir
  5. Pra quem se interessa pelo minimalismo como estiolo de vida, com dicas práticas, recomendo o Blog minimal Human. http://minimalhuman.wordpress.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Para quem se interessa pelo estilo de vida minimalista, com dicar práticas, recomendo o blog Minimal Human. É bem legal.
    http://minimalhuman.wordpress.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face