Como organizar qualquer ambiente da sua casa

janeiro 05, 2012


Se a desorganização em casa anda atrapalhando sua vida, o momento de começar a se organizar é já! 

Neste post vou compartilhar com vocês dicas básicas para quem quer organizar qualquer ambiente de casa. Vamos lá?! 

Tenha calma e disciplina

Quando decidimos nos tornar pessoas mais organizadas é muito importante ter em mente que não dá para organizar tudo ao mesmo tempo de uma hora para outra. Se começar pensando que dá para fazer tudo em um passe de mágica, ao se confrontar com a realidade, ficará desanimada e provavelmente não conseguirá bons resultados. É preciso ter calma e disciplina!



Analise, liste e pesquise
A princípio, faça uma lista com os locais que precisam ser organizados, escolha um deles e defina o que fazer para organizá-lo. Para isso, faça pesquisas: busque na internet (aqui no blog temos várias dicas!) e peça sugestões.




E agora?
Definiu o local, pesquisou e encontrou uma forma bacana para organizar? Então, veja abaixo as dicas de como organizar qualquer local.



Depois de escolher um local e decidir a melhor maneira de organizar, é hora de agir! Vamos dividir a tarefa de organização em três partes: Descartar, Separar e Organizar.




Descarte
Descartar o desnecessário é imprescindível para conseguir organizar qualquer ambiente. Aprenda que não é possível organizar tralha!

Consiga algumas caixas (pode usar sacos grandes também). Escreva em uma delas “Doar”, em outra “Mover”, em outra “Consertar”, em outra “Lixo”, e em outra “Organizar”. 

Vá tirando os objetos do local e analisando a utilidade de cada um deles. É realmente necessário guardar isso? Será que outra pessoa não fará melhor uso? Escolha em qual das caixas colocá-lo:


  • Caixa Doar: objetos em bom estado que você não usa mais e podem ser úteis para outras pessoas;
  • Caixa Mover: itens que devem ser guardados em outro lugar;
  • Caixa Consertar: o que que vale a pena ser consertado;
  • Caixa Lixo: tralha. coisa quebrada que não tem conserto, apostilas desatualizadas, meias furadas;
  • Caixa Organizar: apenas itens que serão colocados de volta devidamente organizados.

Muita gente diz que tem medo de jogar coisas fora e precisar delas mais tarde. Se esse é o seu caso, faça o seguinte: separe uma caixa e escreva nela a data do dia. Se não tiver certeza que pode jogar algo fora, coloque-o nesta caixa. Depois de uns 6 meses, se não tiver usado o objeto, dê adeus! Doe, jogue no lixo, desfaça-se!

Importante: atenção na hora de descartar documentos, pois existe um prazo mínimo diferente para guardá-los. (Leia mais sobre isso neste post)




Separe
Depois do descarte, pegue a caixa “Organizar” e separe os objetos por categorias. Se eu estivesse arrumando um roupeiro com roupas de cama e banho, por exemplo, as categorias seriam toalhas de banho, toalhas de rosto, lençois e fronhas, etc.




Organize
É hora de usar os conhecimentos adquiridos nas pesquisas que você fez!
Decidiu que a melhor forma de organizar as blusas é por cor e tamanho? Os cds por ordem alfabética de acordo com o artista? Então é isso, mãos à obra!

Eu venho adotando uma prática com bons resultados: consiste em organizar os itens de acordo com a frequencia de uso. Itens de uso diário são guardados  próximos ao local de uso, ao alcance das mãos. Itens de uso semanal ou mensal, vão em áreas de fácil acesso. Já os itens que são usados a cada seis meses ou anualmente são guardados em caixas fora da vista.  Uma boa opção são caixas transparentes, pois os objetos podem ser visualizados com facilidade. Se não for possível, etiquetas nelas! Isso evita o trabalho de abrir caixa por caixa quando precisar de algo que esteja guardado.

Espero que as dicas acima seja úteis!
Dificuldades em começar a se organizar? Deixe um comentário, vamos trocar ideias! 

Você também vai gostar de ler:

4 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Cara,
    eu tê deseperaaaaada. Sou desorganizada, casada com um megadesorganizado. Há algum tempo estou tentando parar com esta vida. Prometi pra mim mesma, sabe? Sou extremamente ansiosa, e como sempre somem documentos, objetos e tudo o mais, minha ansiedade só aumenta. Não quero mais viver assim, então tenho perquisado blog de pessoas com esse dom(porque é dom)pra ver se aprendo um pouco e não tenho um colapso nervoso! Um beijão e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tenha chegado aqui, Ana Gláucia! Primeira dica: vá com calma, ok? Sua vida não ficou bagunçada de um dia para outro e não é de um dia para outra que você vai organizá-la. Um passo de cada vez. Conte comigo nessa caminhada. Um beijo!

      Excluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face