ZTD mínimo: sendo produtivo de uma maneira zen

novembro 24, 2011


Zen To Done (ZTD) - proposto inicialmente por Leo Babauta (www.zenhabits.net) é um sistema que tem o propósito de ajudar a manter tarefas e projetos organizados. É um método alternativo ao famoso Getting Things Done (GTD), apresentado no livro de mesmo nome por David Allen.
De acordo com Babauta, o método pode ser eficaz para pessoas que não conseguiram se adaptar ao GTD.

O ZTD é um conjunto de 10 hábitos, mas há também um sistema ainda mais simples baseado em apenas 4 hábitos. Achei um ótimo negócio para mim, pois estava a procura de algo mais simples que o GTD, mas que fosse igualmente eficiente. É sobre o ZTD mínimo que vou falar nesse post.

Para o ZTD Mínimo usaremos principalmente duas ferramentas: uma caderneta e uma caneta. É necessário também uma agenda de compromissos e uma lista de pendências (se desejar, pode deixar a lista de pendências na folha final da caderneta) Vejamos então quais os 4 hábitos.

1- Capturar
Leve a caderneta sempre com você e anote tarefas, ideias ou qualquer outra informação que surgir.

2- Processar
Decida! Processe as informações da caderneta pelo menos uma vez por dia, não deixe que acumulem. Decidir não significa resolver. Se for possível resolver rapidamente (em torno de 2 minutos), faça. Caso contrário: anote na agenda de compromissos, passe para a lista de pendências, arquive, delegue ou descarte.

Processar (imagem: Blog do Alberto)


3- Planejar
Com base nas anotações, defina tarefas mais importantes para cada semana e para cada dia. Cumpra suas tarefas o mais breve possível, pela manhã é o ideal.

4- Fazer
Concentre-se em uma tarefa e faça! Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mantenha o foco!

Para conhecer os hábitos que ficaram de fora, acesse o site oficial do ZTD: www.zenhabits.net. Lá você encontra um e-book (em inglês) sobre o sistema.

Em português, temos a versão do Lucas Teixeira, que pode ser baixada ou lida diretamente na web: www.lucasteixeira.com/ztd

Você também vai gostar de ler:

0 comentário(s) - Comente aqui!

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face