Como organizar a mesa de trabalho

novembro 30, 2011

Ter uma mesa de trabalho em ordem passa uma ótima imagem pessoal dentro da empresa, além de ajudar a aumentar a produtividade. Eu uso técnicas simples para manter a organização. Vejamos:

Selecionando e posicionando objetos principais

Objetos principais são os objetos mais usados, aqueles que precisam estar em foco o tempo todo. Eles devem ser colocados na área central da mesa e ao alcance das mãos. No meu caso, os elementos principais são: computador, telefone (que eu mantenho do lado oposto à mão que escrevo, pois facilita para anotar recados enquanto falo), bloco para anotações e caneta.

Elementos em foco constante


Selecionando e posicionando objetos periféricos

Objetos periféricos são os que precisam estar à vista, mas não são usados com tanta freqüência. Esses objetos são colocados em local mais distante do centro de atenção (elementos principais). Exemplos de elementos periféricos: caixa de entrada e saída de documentos, porta lápis, grampeador, carimbo, calendário.


Os menos usados


E o resto?

Os objetos raramente usados deixo fora do campo de visão. São os que guardo dentro das gavetas. Listas para consulta, por exemplo.

Dando um jeito na papelada

Eu tenho uma bandeja de dois andares na minha mesa. A parte de cima é a entrada, onde coloco os papéis que chegam e que serão processados, e a parte de baixo é a saída, onde ficam os documentos que já foram processados e serão encaminhados para alguma pessoa / setor.

Caixa de entrada e saída


Meu trabalho não exige que eu mantenha documentos por vários dias, então as caixas de entrada e saída são suficientes. Se você precisa manter, sugiro que deixe em cima da mesa apenas os documentos referentes ao seu projeto atual, descarte o desnecessário (mantenha sempre uma lixeira próxima à mesa) e organize o restante da papelada em pastas categorizadas (assunto, prioridade, etc). Guarde-as na gaveta.

Arquive os documentos menos usados

Você também vai gostar de ler:

1 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Helida, Este post está super, se todos conseguissemmm organizar seu espaço de trabalho o rendimento seria outro! beijos, Ro

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face