Trabalho, estudos e organização do tempo

setembro 28, 2011

Trabalhar em tempo integral e estudar não é tarefa fácil, todo mundo sabe disso. Então falar que você não tem tempo para estudar porque trabalha é clichê. Todas as pessoas tem 24 horas no dia, então não adianta reclamar que você não tem tempo. Se quer "competir" com uma pessoa que apenas estuda, terá que fazer mais do que ela, não é mesmo?


Mesmo com toda boa vontade não é possível estudar o tanto que precisamos ou gostaríamos, mas essa conversa de que "prefiro não fazer do que fazer mal feito" não vai ajudar. Se temos pouco tempo, a estratégia é usá-lo com a maior eficiência possível. Para isso é interessante montar um horário de estudo definindo quando você vai estudar, o que vai estudar e quanto tempo vai estudar. Dessa forma não vai precisar tomar essas decisões todas as vezes que for estudar, minimizando o desperdício de tempo e o desgaste emocional.

Para montar um horário de estudos, temos que saber como ocupamos o nosso tempo durante a semana. Então a primeira coisa a fazer é relacionar todas as atividades diárias. Assim sabemos exatamente quanto tempo livre temos. Seja bem minucioso. Quem sabe você não pode usar alguns minutos do seu horário de almoço para estudar. Considere todas as possibilidades. Possibilidades reais! Não adianta estudar a madrugada toda, pois o rendimento será muito baixo e não irá compensar o sono perdido.


Feito isso, é hora de fazer um horário exclusivamente para o estudo. Esse horário deve conter tempo de estudo, intervalos e revisões.

Os intervalos e as revisões são tão importantes quanto o período de estudo. Como nos lembramos com mais facilidade do início e do fim da matéria estudada, não é recomendado estudar mais do que uma hora seguida: faça intervalos de 5 a 15 minutos. As revisões, por sua vez, ajudam a fixar o conteúdo aprendido. Se não fizermos revisão, provavelmente teremos que estudar matéria antiga como se fosse totalmente nova.

Depois de montar o horário, é hora de cumpri-lo! Tente respeitar o horário determinado para o estudo, aprenda a seguir o que você mesmo determinou. No começo é um pouco difícil, mas com disciplina você conseguirá vencer as dificuldades iniciais e terá um ganho significativo no seu desempenho escolar. Mas não espere 100% de desempenho, pois é impossível. Faça o melhor dentro do que você determinou. Seja flexível. Se necessário, reavalie a situação e trace uma nova meta dentro de suas possibilidades reais de alcançá-la.

<Atualização em 7/8/2015>
Sugiro que após determinar a quantidade de tempo para o estudo, você ao invés de criar um horário fixo para estudar cada matéria, use o método de ciclos. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui para fazer o download do Manual do Concurseiro, escrito pelo Alexandre Meirelles. O estudo por ciclos está na dica nº 10. Se tiver dificuldade para calcular manualmente a quantidade de horas de estudo para cada matéria, você pode usar a planilha que criei para esse fim, fazendo o download dela neste outro post.
</Atualização em 7/8/2015>


DOWNLOAD GRATUITO PLANILHA CONTROLE DE TEMPO

Leia nossos termos de uso | Requisitos Mínimos: Excel 2007

Planilha(.xls) Exemplo(.pdf)

Você também vai gostar de ler:

7 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Oie...
    adorei a ideia do detalhamento das atividades, mas a tabelinha está micro... vc poderia me enviar ela maior?!
    Parabéns pelo site,sempre informativo e inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! A imagem da tabela está pequena porque é só um exemplo. Nela estão as minhas rotinas, que não se encaixam para mais ninguém. Vou criar um modelo em branco, te mando por e-mail e disponibilizo aqui também. Obrigada pela visita. =) Beijos.

      Excluir
    2. Hélida e possível vc enviar o modelo dessa tabela para mim.

      Excluir
    3. Letty, você pode baixar essa planilha clicando aqui.

      Excluir
  2. olá...
    este site é muito educativo para todos os estudantes, por isso é necessário que devulguem mais este site... este é o meu e-mail Hermenegildom@ Hotmail.com,actualiza-me sempre por favor

    ResponderExcluir
  3. olá...
    este site é muito educativo para todos os estudantes, por isso é necessário que devulguem mais este site... este é o meu e-mail Hermenegildom@ Hotmail.com,actualiza-me sempre por favor

    ResponderExcluir
  4. Site excelente, estou encantada! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog e a autora, acesse a página SOBRE.

Curta no Face