Fly Lady: Baby Steps / 9º passo - Declutter

agosto 05, 2011

Clutter 

O 9º baby step é incluir na rotina o declutter

Clutter é todo tipo de tralha que vamos acumulando ao longo do tempo. Declutter é livrar-se de clutter, seja doando ou jogando no lixo. Comecei o meu declutter ontem pela sala de jantar. Para isso, usei o passo a passo que transcrevo abaixo:

Baby Steps para começar o declutter

Para iniciar, precisamos de 3 caixas. Escreva nelas: Doar, Guardar e Jogar fora. Precisamos também de um timer (pode usar o timer do seu celular) e um cesto de roupa suja.

1º passo: definir o timer para 15 minutos e colocar no cesto de roupa suja todos os itens que pretende analisar. Sugiro escolher um cômodo (se for pequeno) ou local da casa (armário da cozinha, estante, etc) de cada vez.
2º passo: definir mais 15 minutos e colocar na caixa Doar o que será doado e na caixa Jogar fora o que vai para o lixo.
3º passo: programar o timer para outros 15 minutos e colocar no local certo os itens que você decidiu manter.
4º passo: programar o time para 15 minutos e fazer algo que te relaxe. É a sua recompensa por começar a se livrar da tralha.

Dicas:
O que determina o local onde guardar um item é a quantidade de vezes que você vai usá-lo. Se o uso é frequente, o item deve ficar em locais mais acessíveis como gavetas de cima e prateleiras onde os braços alcançam com facilidade. Se é pouco usado, deve ficar em maleiros, gavetas de baixo e prateleiras altas.
Faça uso de objetos organizadores, como potes de plástico, cestas e baús. Principalmente ao organizar objetos miúdos.
Coloque para tocar uma seleção de músicas animadas enquanto faz o decluter, isso torna o trabalho mais divertido.


A Fly Lady também dá outras 5 dicas de como fazer o declutter de forma fácil. São elas: Lançamento dos 27 objetos, Eliminar hot spots, Resgate de cômodo em 5 minutos, Missão do dia da Kelly e Trabalhe em suas zonas. Para saber mais sobre isso, você pode baixar esse documento aqui

Quer saber quais os 31 baby steps? Clique aqui.
Quer ver meu progresso nos 31 baby steps? Clique aqui.
Quer ver meu progresso no sistema Fly Lady? Clique aqui.

Você também vai gostar de ler:

1 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Hélida, parabéns, o seu site é muito alegria, dinâmico, colorido e fácil de seguir. Adorei as dicas... por acaso, em outra busca, achei o seu site e me atrevi a ver do que se tratava FlyLady... e me vi lendo dicas e alternativas para organizar minha casa e minha vida, de maneira prática e sem o pesar de horas e horas arrumando a mesma coisa (ou o mesmo lugar).
    Agradeço muito por você compartilhar as ideias...
    Parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face