Como organizar as finanças

julho 04, 2011

Especialistas sugerem que pelo menos 10% dos nossos rendimentos seja poupados por mês. E eu não estava guardando um real sequer, que vergonha! Há alguns meses, resolvi mudar esse hábito e adotar alguma técnica para organizar minhas finanças.

A primeira coisa que fiz foi descobrir para onde meu dinheiro estava indo. Para isso comecei a usar o MoneyLog para registrar tudo o que gastava. Com ele, dividi os gastos por categorias (tags) e consegui ter uma visão geral dos gastos do ano todo em um visual bacana.

Depois de alguns meses anotando TUDO, descobri que o meu maior descontrole estava no lazer. A partir daí comecei a planejar quanto gastar em cada mês e a fazer o mais difícil: monitorar os gastos para não ultrapassar o que foi definido. Desde então, no final de cada mês faço uma revisão do fluxo de caixa e verifico se é possível fazer mais alguns cortes nos gastos. Tem dado certo!

Resumindo a técnica que adotei: Analisar (os gastos), planejar (priorizando necessidades), monitorar e revisar.

Você também vai gostar de ler:

2 comentário(s) - Comente aqui!

  1. Helida,
    Estou ajudando um nucleo da minha família a organisar o financeiro, já que todos são idosos (a mais nova com 83 anos e quem administra tudo) e depois uma com Alzheimer ( onde gastamos com médico,plano de saúde, medicação etc.) e mais uma com 101\O/.
    Estamos começando a contabilisar todos os gastos diários, mas estou tendo dificuldade pq temos a empregada, nó mesmas, a cuidadora,q fazem uso do dinheiro durante o dia e não estamos conseguindo marcar todos esses gastos para contabilisar á noite.
    Voce tem alguma idéia que possa me ajudar?
    Obrigada!
    Fiquei extremamente feliz em encontrar um blog tão util qto o seu.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Eunice! O ideal é realmente anotar tudo que é gasto! Não vejo outro caminho. Interessante que todos sempre andassem com uma caderneta para fazer as anotações. Ao final do dia, você juntaria os dados em uma planilha do Excel ou em um caderno maior.
      Um beijo.

      Excluir

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre mim e o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face