Como organizar as finanças

julho 04, 2011

Especialistas sugerem que pelo menos 10% dos nossos rendimentos seja poupados por mês. E eu não estava guardando um real sequer, que vergonha! Há alguns meses, resolvi mudar esse hábito e adotar alguma técnica para organizar minhas finanças.

A primeira coisa que fiz foi descobrir para onde meu dinheiro estava indo. Para isso comecei a usar o MoneyLog para registrar tudo o que gastava. Com ele, dividi os gastos por categorias (tags) e consegui ter uma visão geral dos gastos do ano todo em um visual bacana.

Depois de alguns meses anotando TUDO, descobri que o meu maior descontrole estava no lazer. A partir daí comecei a planejar quanto gastar em cada mês e a fazer o mais difícil: monitorar os gastos para não ultrapassar o que foi definido. Desde então, no final de cada mês faço uma revisão do fluxo de caixa e verifico se é possível fazer mais alguns cortes nos gastos. Tem dado certo!

Resumindo a técnica que adotei: Analisar (os gastos), planejar (priorizando necessidades), monitorar e revisar.

Você também vai gostar de ler:

2 comentário(s) - COMENTÁRIOS DESATIVADOS

Sobre a Casa

Sobre [span]mim[/span]
Organizando.org agora é Minha Casa Organizada

O conteúdo que você já conhece com visual mais clean e endereço amigável! Devido à mudança, o blog pode apresentar erros. Obrigada pela paciência. Para relatar um erro, acesse a página de CONTATO. Para saber mais sobre o blog, acesse a página SOBRE.

Curta no Face